metropoles.com

Em um ano de 5G no Brasil, tecnologia já é utilizada em 184 municípios

A Anatel liberou o sinal do 5G para 1.610 municípios, que, somados, têm 141 milhões de pessoas — representando 66,4% da população do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
zf L/ Getty Images
Ilustração de um chip com menção à tecnologia 5G-Metrópoles
1 de 1 Ilustração de um chip com menção à tecnologia 5G-Metrópoles - Foto: zf L/ Getty Images

A ativação do sinal 5G no Brasil completou um ano em 6 de julho. À época, Brasília, no Distrito Federal, foi a primeira cidade do país a implantar o 5G. Atualmente, a quinta geração do serviço de internet móvel está disponível em 184 municípios, incluindo todas as capitais do país.

Hoje, o Brasil totaliza 10,1 milhões de usuários da tecnologia. Vale lembrar que, para utilizar a tecnologia, é necessário ter um aparelho com suporte à quinta geração e assinar um plano de serviço que inclua o 5G.

No período de um ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal do 5G para 1.610 municípios, que, somados, têm 141 milhões de brasileiros — representando 66,4% da população.

De acordo com o Edital do 5G, as operadoras de telefonia móvel vencedoras dos lotes em âmbito nacional deveriam ativar, até o segundo semestre do ano passado, 1.896 estações apenas nas capitais. Esse número, no entanto, é cinco vezes maior (9.481).

Além disso, a quantidade de estações licenciadas atualmente já ultrapassou a meta definida para julho de 2024.

Durante o período de implementação, a Anatel identificou uma rápida homologação dos dispositivos com suporte à quinta geração. Ao todo, são 125 modelos de celulares com suporte ao 5G. A Samsung lidera o ranking com mais opções, seguida pela Motorola e Xiaomi.

Download e upload

Segundo dados da consultoria Ookla, a velocidade média de download e de upload oferecidas pelo 5G nacional é superior que a média de países europeus e dos Estados Unidos (EUA). Confira:

  • Velocidade de download no Brasil: 446,91 Mbps;
  • Velocidade de upload no Brasil: 30,60 Mbps.

Para o presidente do Grupo de Acompanhamento da Faixa (Gaispi), Moisés Moreira, “é certo que temos uma tecnologia disruptiva, que permitirá o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores com potencial impacto em diversos setores da economia. Entretanto, trata-se de um processo gradual, que vai se intensificar com a ampliação das próprias redes”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?