metropoles.com

Em tom de ironia, Toffoli chama Moraes de “censor-geral da República”

Frase foi dita durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro Dias Toffoli
1 de 1 Ministro Dias Toffoli - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli usou a palavra para complementar o voto dele sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal nesta terça-feira (25/6). Na ocasião, ele, em tom de irionia, chamou o colega Alexandre de Moraes de “censor-geral da República”.

“Eu já tomei bastante tempo da Corte, mas como na média eu costumo seguir ou o relator ou a divergência, na média de tempo eu tenho algum crédito neste plenário para me pronunciar. O nosso censor-geral da República está aqui a duvidar disso”, afirmou Toffoli no plenário da Corte.

Bem-humorado, Toffoli ainda disse que o ministro Flávio Dino não teria direito a voto, mas faria parte de um movimento para quem não decide e teria direito a “voz”. Dino não se pronunciou no caso porque ocupa a vaga deixada por Rosa Weber, que já apresentou as considerações dela antes de deixar o STF. O processo tramita há mais de 8 anos.

Nesta quarta os ministros do STF decidiram que as pessoas que transportem maconha para consumo próprio não sejam criminalizadas como traficantes. Não há parâmetro em relação à quantidade para isto.

O parâmetro deve ser definido na quarta-feira (25/6) quando deve haver a formulação da tese sobre o caso.

O julgamento do STF foi provocado pelo Recurso Extraordinário nº 635.659. O dispositivo judicial foi feito pela Defensoria Pública em um processo no qual o réu foi condenado por porte de maconha para uso pessoal. O argumento é que o consumo próprio não implica em prejuízo à saúde pública. O questionamento passou pelas instâncias inferiores até chegar à corte suprema do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?