Em SP, Iris Rezende deve deixar a UTI nas próximas 24 horas, diz boletim
Ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia deve continuar a recuperação no quarto. Iris teve um AVC hemorrágico no dia 6 de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Conforme boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13/9), o ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana Iris Rezende, de 87 anos, deve deixar a UTI do Hospital Nova Star, em São Paulo, nas próximas 24 horas. O político será encaminhado para um quarto, onde continuará o trabalho de recuperação.
“O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, 87 anos, deve receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, nas próximas 24h e irá para o quarto, onde dará continuidade à recuperação. Ele tem apresentado uma excelente melhora clínica e já realiza caminhadas pelo corredor do hospital, como parte da fisioterapia”, diz o boletim.
Desde 6 de setembro, o ex-prefeito de Goiânia faz fisioterapia e reabilitação motora, além de estar em dieta oral. Transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, no dia 31 de agosto, ele está assistido pela cardiologista Ludhmila Hajjar.
AVC hemorrágico
Iris Rezende ficou internado 26 dias no Instituto de Neurologia de Goiânia, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Ele foi transferido para São Paulo após voltar à UTI em Goiânia para um monitoramento hemodinâmico. Conforme a assessoria, o pedido de transferência foi feito pela família do político. As filhas, Ana Paula e Adriana, acompanharam o pai.
Iris Rezende foi internado no dia 6 de agosto depois de sentir fortes dores de cabeça. Após exames e o diagnóstico de AVC hemorrágico, ele passou por cirurgia, no mesmo dia, para conter o sangramento. Segundo a equipe médica, o procedimento foi bem sucedido.
Desde então, o ex-prefeito já recebeu alta da UTI duas vezes. Após 10 dias de tratamento intensivo, no dia 16/8, ele foi para o quarto pela primeira vez. Já no dia 21, Iris teve um quadro convulsivo e arritmia cardíaca e, por isso, foi novamente levado para a UTI, onde foi também intubado. Rapidamente, melhorou e voltou para o quarto dois dias depois.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.