metropoles.com

Em SP, deputado diz que vai “colocar cabresto” em parlamentar negra

Discussão aconteceu durante uma votação de cassação na Alesp; Mônica Seixas (PSol) pediu cassação de dois deputados por injúria e racismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Monica Seixas (Psol)
1 de 1 Monica Seixas (Psol) - Foto: Divulgação

Durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um deputado disse que iria “colocar um cabresto” na boca da deputada Mônica Seixas (PSol). A parlamentar pediu a cassação dele e de mais um deputado no Conselho de Ética, por injúria e racismo.

A discussão teve início no último dia 17, durante a votação que decidia a cassação de Arthur do Val. “Não calarão uma mulher preta eleita”, disse a parlamentar, pelas redes sociais.

Na ocasião, o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) chamou Mônica de “louca”, após a deputada se posicionar em relação a um episódio transfóbico promovido pelo deputado Douglas Garcia (PTB) em relação à deputada Érica Malunguinho (PSol).

De acordo com o G1, no mesmo dia, a deputada registrou um boletim de ocorrência contra Gilmaci e Douglas. Contra o deputado do PTB, teria dito que ele “insurgiu-se contra ela, alegando ter sido agredido pela mesma”.

Novo bate-boca

Na quarta-feira (18/5), durante a votação da cassação do deputado Frederico D’Ávila, Mônica discursou sobre saúde pública e foi criticada pelo presidente da assembleia, Carlos Eduardo Pignatari, por falar de assunto distante ao que era debatido.

Nesse momento, o deputado Wellington Moura (Republicanos) pegou o microfone e disse: “Vou colocar um cabresto na sua boca”. Mônica, então, retrucou: “Não vai calar a minha boca”. Como resposta, recebeu uma confirmação.

No mesmo dia

O deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na última terça-feira (17/5) para promover um discurso transfóbico contra a parlamentar Érica Malunguinho (Psol).

A fala de Garcia também se deu durante a votação da cassação de Arthur do Val. Na ocasião, o parlamentar disse que Malunguinho tentou atacá-lo e que ela comparou seu comportamento ao de Do Val:

“Disse que sou violento, agressivo. Não sou violento, não sou agressivo, quem é violenta e agressiva é a própria deputada, quando defende que um homem que se sente mulher pode subir num ringue e descer a porrada numa mulher, simplesmente por se achar mulher. Quem é violenta e agressiva são [sic] as pautas defendidas pela Malunguinho, quando ela defende utilização de banheiros femininos por homens que se sentem mulheres”, disse o parlamentar.

4 imagens
Deputada estadual pelo PSol, Erica Malunguinho
O deputado estadual Douglas Garcia, em protesto contra o passaporte sanitário
Parlamentar divulgou informações no Twitter
1 de 4

Deputada Erica Malunguinho (PSol-SP) apresentou emenda que barrou votação do projeto de lei

José Antonio Teixeira/Alesp
2 de 4

Deputada estadual pelo PSol, Erica Malunguinho

Divulgação/Alesp
3 de 4

O deputado estadual Douglas Garcia, em protesto contra o passaporte sanitário

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 4

Parlamentar divulgou informações no Twitter

Reprodução/Facebook

Confira o vídeo do discurso de Garcia:

Érica Malunguinho é a primeira mulher transexual a ser eleita como deputada estadual em São Paulo.

A situação gerou revolta na também parlamentar e colega de bancada Mônica Seixo (Psol), que apontou para a transfobia no discurso do parlamentar. Seixo, então, foi chamada de “louca” pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos).

Nas redes sociais, Garcia afirmou ter sido agredido por Malunguinho: “Fui agredido com um tapa”, disse. Segundo ele, uma representação contra a parlamentar será feita no Conselho de Ética.

Após o episódio, Mônica Seixo foi ao Twitter comentar novamente o ocorrido e disse que vai “lutar pra que seja o próximo cassado por mais esse absurdo”. Em resposta, Garcia publicou: “Estou assustades”.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?