Em SP, apoiadores de Bolsonaro protestam contra Mamãe Falei
Deputado estadual Arthur do Val é alvo de 12 representações no Conselho de Ética após ter dito que ucranianas “são fáceis porque são pobres”
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Um grupo de cerca de 15 manifestantes, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), realizou um ato pedindo a cassação do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, na tarde desta terça-feira (8/3).
O parlamentar, também conhecido como Mamãe Falei, é alvo de pedidos de cassação após virem à tona áudios de WhatsApp nos quais ele diz que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras frases sexistas.
Os áudios foram enviados em um grupo com membros do Movimento Brasil Livre (MBL), e divulgados pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles na última sexta-feira (4/3).
Após a repercussão negativa, Do Val anunciou que sairá do MBL e o Podemos abriu um processo disciplinar para que o parlamentar seja expulso da legenda – mas ele pediu sua desfiliação nesta terça.
Além disso, 38 deputados da Alesp assinaram 12 representações para sua cassação. Os pedidos foram encaminhados ao Conselho de Ética da Assembleia, que deve analisar o caso e decidir uma punição em até dois meses, segundo a presidente Maria Lúcia Amary (PSDB).
O deputado foi notificado dos pedidos de cassação na última segunda (7/3), e terá prazo de cinco sessões legislativas para apresentar sua defesa prévia. Depois disso, os 10 membros do Conselho de Ética vão decidir se abrem ou não um processo contra ele. Ao fim, se a maioria votar por suspensão ou cassação de Do Val, a decisão terá de ser referendada pelo Plenário da Alesp.