Em show, Pussy Riot recebe viúva de Marielle e pegunta: “Quem matou?”
Monica Benício subiu ao palco e entregou para a líder da banda russa uma camiseta com a inscrição: “Who killed Marielle?”
atualizado
Compartilhar notícia
A viúva da vereadora Marielle Franco, Monica Benício, foi convidada a subir ao palco no show da banda russa Pussy Riot, realizado em Recife, no festival Abril Pro Rock, na sexta-feira (19/04/19). Em postagem no Twitter, neste sábado (20/04/19), Mônica comentou o momento com a banda “lesbofeminista” e disse que segue “rompendo o silêncio e exigindo respostas”.
“Em Recife com as russas lesbofeministas Pussy Riot e a maravilhosa @leticialetrux! A gente segue rompendo o silêncio e exigindo respostas:#QuemMandouMatarMarielle“, postou Monica.
Em Recife com as russas lesbofeministas Pussy Riot e a maravilhosa @leticialetrux! A gente segue rompendo o silêncio e exigindo respostas:#QuemMandouMatarMarielle https://t.co/pL2OPmI5to
— Monica Benicio (@monica_benicio) April 20, 2019
Ao subir ao palco, a ativista entregou a Nadya Tolokonnikova, líder do grupo, uma camiseta com a inscrição: “Who killed Marielle?” (Quem matou Marielle?) e usou o espaço cedido pelo grupo para mandar uma mensagem por justiça. “Eles combinaram de nos matar. Mas nós combinamos de não morrer. Marielle, Justiça!”
A banda de punk rock é conhecida por suas performances políticas e pela defesa de direitos humanos, do feminismo e da liberdade de expressão. Em seu país de origem, há muita repressão sobre movimentos artísticos. As integrantes se posicionam contra o primeiro-ministro Vladimir Putin.
O coletivo feminista se formou em 2011 e, um ano depois, durante uma apresentação na Catedral de Cristo Salvador de Moscou, três de suas integrantes foram presas acusadas de vandalismo. Elas foram condenadas a dois anos de prisão e atraíram os olhares de todo mundo devido a denúncias de maus-tratos sofridos no cárcere.
Entre as canções do repertório da banda estão “Make America Great Again”, “Police State”, “Organs”, “Go Vomit”, “Bad Girls” e “White House”.