Em seu discurso, Weintraub fala sobre “onda de fracasso” na Educação
Convocado à comparecer na Câmara dos Deputados, ministro usou um power point para citar problemas no ensino médio e fundamental
atualizado
Compartilhar notícia
Munido de informações a respeito da qualidade da educação no país, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, iniciou o discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15/05/2019), falando sobre uma “ondas de fracasso” nos ensinos fundamental e médio. Na apresentação de slides em power point, o ministro defendeu que a abordagem da educação no Brasil deve ser “técnica” e “científica”, baseada em números, e não ideológica.
Para Weintraub, a alfabetização no Brasil “é um desastre”. “Na educação essencial, quando chega no primeiro ano, se não tiver um preparo, se não chegar com os fonemas, letrinhas, sons, [a criança] já chega com muita defasagem”, disse. “Cinquenta por cento das nossas crianças ficam no caminho, não conseguem aprender”, pontuou.
De acordo com o ministro, a pasta pretende rediscutir as metas da Política Nacional de Alfabetização. “O objetivo é que as pessoas saiam da escola preparadas para a vida e isso não está acontecendo”, disse. Weintraub também explicou que o Brasil tem um baixíssimo índice de ensino técnico, o que dificulta a profissionalização dos jovens e defendeu que o país invista neste setor da educação.
Na terça (14), Weintraub foi convocado pelos parlamentares a comparecer no plenário da Casa para explicar o bloqueio no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. “Nós estamos cumprindo a lei”, justificou o ministro.