metropoles.com

Em reunião com Lula, Tarcísio pede trabalho conjunto contra o crime

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou da reunião de Lula com governadores para discutir soluções na segurança pública

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
1 de 1 Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu maior integração entre estados e União para combater a atuação de organizações criminosas. No encontro, feito nesta quinta-feira (31/10), foram discutidas propostas para aprimorar a segurança pública.

Tarcísio ressaltou a necessidade de integrar sistemas para fazer frente, por exemplo, à lavagem de dinheiro, e citou o exemplo da infiltração do crime organizado em postos de gasolina. “Se não houver um trabalho conjunto, a gente não vai chegar a lugar algum”, afirmou o governador no encontro com o presidente.

“Se houvesse uma coordenação maior daquilo que o COAF [Conselho de Controle de Atividades Financeiras] produz com aquilo que os GAECOs [Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado] fazem nos estados, com as polícias, a gente poderia agir com mais oportunidade”, destacou Tarcísio.

O governador também sugeriu a criação de uma linha de financiado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estados adquirirem equipamentos voltados sofisticados voltados a combater o crime organizado.

Tarcísio ainda fez críticas e apontou a necessidade de mudanças nas regras sobre audiência de custódia. “A gente precisa coibir a liberação de criminosos em audiência de custódia quando eles são reincidentes”, defendeu. Ele citou o exemplo de um crime recorrente que aterroriza moradores de São Paulo, o roubo de celular. “A gente chega a prender um ladrão de celular 35 vezes. E ele vai para a rua”, criticou.

Além disso, Tarcísio propôs que, além da PEC da segurança pública, apresentada pelo governo Lula, seja enviado um pacote de medidas sobre o tema para o Congresso Nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?