Em rede nacional, Temer destaca gestão do governo para reforçar imagem
Pronunciamento ocorre na mesma semana na qual a imprensa divulga haver grande possibilidade de a PGR denunciar presidente pela terceira vez
atualizado
Compartilhar notícia
Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, realizado na noite desta sexta-feira (20/4), o presidente Michel Temer (MDB) destacou, em tom de otimismo, medidas adotadas ao longo de seu governo à frente do Palácio do Planalto. A ideia é passar a imagem de bom gestor, fundamental após suspeita de beneficiar empresas do setor portuário ao editar o chamado Decreto dos Portos e de a Procuradoria-Geral da República (PGR) estudar apresentar a terceira denúncia contra ele na Câmara dos Deputados. O emedebista afirmou que “a torcida organizada pelo fracasso tenta bater bumbo”, mas “a verdade é que o Brasil virou esse jogo”.
A declaração ocorreu quando o presidente mencionou a retomada do crescimento econômico no país durante os últimos dois anos. “É fácil bater no Michel Temer! É fácil bater no governo. Quero ver fazer. Quero ver conquistar! Quero ver construir e realizar o que nós conseguimos avançar em tão pouco tempo”, declara. ” Alcançamos, nesses dois anos, vitórias expressivas, recordes após recordes, mas muitos teimam em não perceber a mudança. Em não admitir o nosso sucesso: o sucesso do Brasil”, acrescentou.
Verso e prosa
Antes de listar ações desempenhadas em sua gestão, Temer citou a comemoração do Dia de Tiradentes e do descobrimento do Brasil – nestes sábado (21) e domingo (22), respectivamente. Versos da obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, também foram usados pelo emedebista para falar sobre liberdade.
“Somos livres e vivemos em um Estado democrático de direito, onde deve haver o respeito mútuo, às leis e, principalmente, à Constituição Federal. Desrespeitá-la é criar insegurança e instabilidade entre pessoas e instituições”, declara Michel Temer.
Na sequência de seu discurso, o presidente enfatizou que sua gestão possibilitou o “projeto do maior salário mínimo da história”, a menor inflação e os menores juros de todos os tempos, além de dar início à reforma do ensino médio e expandir o volume de vagas para 500 mil ao ensino em tempo integral”.
Temer também destacou entre as recentes realizações do governo federal a criação do Ministério da Segurança Pública e a instauração da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Em suas palavras, são iniciativas inéditas para assegurar proteção à população carioca e reforçar o enfrentamento e o combate à violência urbana e ao crime organizado.
Eleições
Possível candidato à reeleição, Michel Temer fechou seu pronunciamento falando sobre o pleito de outubro, quando, segundo ele, será necessário “acabar de vez com uma disputa irracional que busca jogar uns contra outros”. E garante que o processo eleitoral deverá transcorrer na maior tranquilidade.
De acordo com a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto, o pronunciamento foi gravado na quarta-feira (19), no Palácio do Alvorada.