metropoles.com

Em recuperação, Fuad delega funções de prefeito a procurador de BH

Assinado pelo prefeito Fuad Noman, o decreto permite que o procurador-geral Hércules Guerra possa assinar escrituras de venda de imóveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Montagem/Reprodução/Divulgação
Imagem colorida, prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman. Ao lado, o Procurador-Geral Hércules Guerra.
1 de 1 Imagem colorida, prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman. Ao lado, o Procurador-Geral Hércules Guerra. - Foto: Montagem/Reprodução/Divulgação

O prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD), delegou algumas de suas funções ao procurador-geral do município, Hércules Guerra, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (24/12).

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a decisão não está relacionada ao estado de saúde do prefeito.

“Trata-se apenas de uma forma de otimizar os atos administrativos, sem qualquer relação com a saúde do prefeito, que está em franca recuperação”, diz a nota oficial.

Conforme o Decreto 18.912/2024, Hércules Guerra terá competência para realizar ações específicas relacionadas a bens públicos, como a assinatura de decisões ligadas à gestão orçamentária e à alienação de imóveis. Em suma, ele poderá exercer, em determinados casos, funções que seriam do próprio prefeito.

“Fica delegada a Hércules Guerra a competência referente às atribuições do prefeito para a prática dos atos necessários à autorização, cessão, concessão, permissão, alienação gratuita ou onerosa, dação em pagamento, doação permuta e investidura de próprio público, podendo ser subdelega por ato específico”, afirma o decreto.

A medida foi tomada após uma reunião realizada na manhã dessa segunda-feira (23/12), que contou com a presença de Fuad Noman, o secretário de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Paulo Lamac (Rede), o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Colombini, o procurador-geral Hércules Guerra e assessores.

Estado de saúde de Fuad Noman

O prefeito recebeu alta do Hospital Mater Dei na tarde dessa segunda-feira (23) e passará o Natal em casa. Ele foi internado na última quinta-feira (19/12) após apresentar um quadro de diarreia e desidratação, ocorrido horas depois de sua diplomação.

Segundo informações divulgadas, Fuad precisou ser tratado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a um sangramento intestinal secundário, causado pelo uso de anticoagulante oral. Ele deixou a UTI no domingo (22/12) e continuará o tratamento em casa, com acompanhamento médico regular e fisioterapia.

Essa foi a terceira hospitalização do prefeito em 30 dias. Anteriormente, ele havia sido internado para tratar pneumonia e sinusite, recebendo alta no dia 15 de dezembro, mas foi novamente hospitalizado quatro dias depois.

Diplomação sem a presença de Fuad

Fuad Noman não compareceu à cerimônia de diplomação dos vereadores eleitos, realizada na noite da última quarta-feira (18/12), nem ao evento na quinta-feira, no qual seu vice, Álvaro Damião (União), esteve presente. Hércules Guerra representou o prefeito na ocasião e compartilhou o documento da diplomação nas redes sociais.

A diplomação oficializa os eleitos e atesta que estão aptos a tomar posse em seus cargos a partir de 1º de janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?