metropoles.com

Em recuperação após queda, Lula desmarca ida à COP 29 no Azerbaijão

Lula viajaria a Baku, no Azerbaijão, no dia 10 de novembro para participar da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 29

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula fazendo legal com as mãos - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua ida a Baku, no Azerbaijão, onde participaria da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 29. A data da viagem estava marcada para 10 de novembro, com retorno ao Brasil previsto para o dia 12 do mesmo mês.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), é quem irá substituir o chefe do Executivo. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (28/11) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Ainda segundo a assessoria do Planalto, o cancelamento do compromisso é para que o petista volte suas atenções às reuniões da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, e do G20, no Brasil.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou com a imprensa nesta segunda-feira, no Palácio do Alvorada, e disse também que Lula não irá comparecer a COP 29 devido a seu quadro de saúde após acidente doméstico.

“Dialogando com a equipe médica, nós já defendíamos que ele suspendesse as viagens internacionais por conta de fuso horário. Ele tomou a decisão de suspender essas viagens [para COP 16 e COP 29] por recomendação médica. O grande evento do Brasil vai ser o G20 e isso [cancelamento das viagens] permite que ele se dedique à preparação do G20”, explicou.

A preocupação da equipe de Lula em relação a essa viagem longo já havia sido noticiada pelo colunista Igor Gadelha, no Metrópoles.

Viagem de Lula a Colômbia também foi cancelada

Mais cedo, o Planalto informou o cancelamento da viagem de Lula à Colômbia. O chefe do Executivo iria para Cali, a fim de participar da 16ª Conferência das Nações Unidas de Biodiversidade (COP16).

Na última semana, houve avaliação para checar se o presidente estaria em condições físicas de ir, após sofrer acidente doméstico no sábado (19/10), e o martelo foi batido na sexta-feira (25/10).

Durante a manhã da última sexta (25/10), Lula refez exames no Sírio-Libanês para checar seus pontos, traumatismo craniano e sangramento no cérebro.

“O exame está estável em relação aos anteriores. Está apto para exercer sua rotina de trabalho em Brasília. Nova avaliação ocorrerá em cinco dias”, disse o boletim médico liberado pelo hospital.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?