Em provocação a GDias, deputados comem melancia na Câmara; assista
Caso ocorreu enquanto general Gonçalves Dias prestava depoimento à CPI do MST
atualizado
Compartilhar notícia
Deputados levaram fatias de melancia e comeram a fruta em um dos plenários da Câmara dos Deputados durante audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta terça-feira (1º/8).
O movimento foi uma provocação ao general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que presta depoimento aos parlamentares nesta tarde.
Durante a oitiva, os deputados Éder Mauro (PL-PA) e Messias Donato (Republicanos-ES) comeram fatias de melancia. A situação provocou revolta entre parlamentares governistas.
Veja:
Deputados levam – e comem – melancia em plenário durante a CPI do MST.
Comissão ouve nesta terça-feira (1º) o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias. pic.twitter.com/Dfyt35Onkb
— Metrópoles (@Metropoles) August 1, 2023
Advogado pediu retirada
Após um pedido da defesa de Gonçalves Dias, o presidente do colegiado, deputado Zucco (Republicanos-RS), determinou que as frutas fossem retiradas do plenário.
Convocação
Gonçalves Dias comandou o GSI entre janeiro e março deste ano, mas deixou o cargo após ser flagrado por câmeras de segurança interagindo com manifestantes golpistas durante os ataques de 8/1. No pedido de convocação, apresentado por Ricardo Salles, o deputado alega que o colegiado precisa ouvir G. Dias para colher informações sobre supostas invasões de terras produtivas comandadas pelo MST.
A oitiva ocorre dias após cerca de 1.550 integrantes do MST ocuparem a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Petrolina, em Pernambuco. O grupo pedia providências do Executivo na implementação da reforma agrária e desocupou o local na segunda-feira (31/7).