metropoles.com

Em protesto, pessoas vão de preto ao desfile do 7 de Setembro

Grupos contrários ao presidente Jair Bolsonaro fizeram a recomendação. Segundo dois amigos presentes ao local, manifestação é pacífica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Nardelli/Metrópoles
Vestidos-de-preto-no-7-de-setembro
1 de 1 Vestidos-de-preto-no-7-de-setembro - Foto: Bruna Nardelli/Metrópoles

O profissional de tecnologia da informação William Gomes, 35 anos, e o jornalista Mário Junior, 37, bateram ponto no festejo do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. Entretanto, fizeram questão de aproveitar o momento para demonstrar descontentamento com o atual governo.

Os amigos vestiram camisetas de cor preta, conforme recomendação de grupos contrários a Jair Bolsonaro. “No aniversário da Independência do país, viemos expressar a nossa insatisfação. Somos contrários ao discurso de ódio que venceu as eleições passadas, aos cortes na educação e à reforma da Previdência. Porém, viemos protestar de forma pacífica”, sustentam.

Apesar dos protestos, a quantidade de apoiadores, vestindo verde e amarelo, era muito maior que o de manifestantes contrários.

Em resposta ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), a União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou protestos para o desfile de 7 de Setembro e pediu a presença dos “caras pintadas”. A entidade organiza manifestações durante o desfile e sugere o uso de roupas pretas. No Twitter Brasil, a hashtag #Dia7EuVouDePreto foi a mais comentada na tarde da última quarta-feira (04/09/2019).

 

5 imagens
Manifestação Grito dos Excluídos
Manifestação Grito dos Excluídos
Manifestação Grito dos Excluídos
1 de 5

Manifestação Grito dos Excluídos

JP Rodrigues/Metrópoles
2 de 5

Manifestação Grito dos Excluídos

JP Rodrigues/Metrópoles
3 de 5

foto JP Rodrigues/Metrópoles
4 de 5

Manifestação Grito dos Excluídos

JP Rodrigues/Metrópoles
5 de 5

Manifestação Grito dos Excluídos

JP Rodrigues/Metrópoles

 

Convidados

Entre os convidados que dividiram o palanque com o presidente estavam o apresentador Silvio Santos, o pastor Edir Macêdo, o empresário Luciano Hang e os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Tereza Cristina (Agricultura) e o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB). A líder do governo no Congresso, Joice Hasselman (PSL-SP) e o líder na Câmara, Major Victor Hugo (PSL-GO), também estavam presentes, assim como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) também estava no evento.

Mais detalhes

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, recebe um desfile cívico-militar, neste sábado (07/09/2019), para celebrar os 197 anos da proclamação da Independência do Brasil. O evento começou às 9h e deve se estender até o final da manhã. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) participa da comemoração.

Este ano o tema escolhido para as comemorações é “Vamos valorizar o que é nosso”. O conceito o mesmo adotado pela Semana do Brasil, iniciativa do Governo Federal para “estimular o patriotismo” e “ações promocionais no comércio varejista”. A campanha vai de 6 a 15 de setembro.

Mais de 4,5 mil pessoas desfilam nesta manhã, sendo 3 mil militares das Forças Armadas. A Esquadrilha da Fumaça também participa, com apresentação acrobática no céu da capital.

Principais eventos:
  • Chegada do presidente da República
  • Execução do Hino Nacional
  • Desfile Cívico Escolar
  • Desfile Cívico Militar
  • Esquadrilha da Fumaça

As arquibancadas têm capacidade para receber até 20 mil pessoas sentadas. Outra parte do público, como de praxe, acompanha a programação nos arredores da Esplanada. Foram montadas seis tribunas, sendo quatro do Governo Federal, uma de parlamentares e outra do Governo do Distrito Federal (GDF). A previsão de custos para realização do 7 de setembro é de R$ 971,5 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?