metropoles.com

Em pronunciamento de Natal, Lula pedirá união e harmonia a brasileiros

Mensagem do presidente será veiculada na noite deste domingo (24/12), véspera de Natal. Lula deve pedir fim da polarização política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Imagem colorida do presidente Lula no prnunciamento do dia da independência
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula no prnunciamento do dia da independência - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento de Natal, neste domingo (24/12), e deve pedir união e harmonia aos brasileiros, tentando combater o clima de polarização política que vem das eleições de 2022. Durante a fala, o petista deve reiterar a importância do respeito aos diferentes e tentar transmitir uma visão de otimismo para 2024. Também deve citar o ataque às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano.

A mensagem natalina do presidente será veiculada às 20h deste domingo, em rede nacional de televisão e rádio, e nas redes sociais de Lula e do governo. O chefe do Planalto também deve aproveitar a fala para exaltar os programas do governo federal, como a volta do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida, bem como o Desenrola – programa de renegociação de dívidas.

Além disso, Lula deve fazer uma espécie de prestação de contas do ano de governo, com um balanço positivo, e defender que 2024 será o momento de colher os frutos do que foi semeado em 2023 – declarações que ele tem reiterado nas últimas semanas.

O governo federal desenvolveu uma campanha com o slogan “União e Reconstrução”, e já apresentou algumas peças em vídeo. Na sexta-feira (22/12), Lula publicou um vídeo em que pai e filha, brigados, se reconciliam após o anúncio de que ela irá cursar uma faculdade. Clique aqui para ver.

Em evento com catadores, também na sexta, o petista lembrou ainda outra peça sobre o programa Farmácia Popular, e disse que a mensagem é “de emocionar”. O mote da campanha em questão é “Brasil, um só povo”, na mesma toada das demais, e mostra a mãe de uma criança com asma descobrindo que ele tem direito a medicamentos sem custos.

A intensa agenda internacional do presidente ao longo do ano também será destacada. O petista saiu do país 15 vezes nos últimos 12 meses, e visitou 24 países. A proposta é reiterar o lema: o “Brasil voltou” para o mundo, com participação em foros internacionais, como a COP28, e a presidência do Brasil no G20, até novembro de 2024.

Fim da polarização

Apesar da defesa do respeito pelos diferentes, e promessa de dialogar com integrantes do outro lado do espectro político, Lula e ministros do governo frequentemente direcionam críticas e condenam a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de integrantes da gestão anterior, com ataques até mesmo aos eleitores do lado contrário.

Somente nas últimas semanas, Lula chegou a chamar Bolsonaro de “coiso” e “facínora”, por ter “mentido” e “pregado o ódio” em seus quatro anos de governo. Em evento em 15 de dezembro, na inauguração de um contorno rodoviário na BR-101, em Serra (ES), Lula acusou Bolsonaro de “usar a fé dos evangélicos”.

“Tem família que não conversa mais. Tem pai que não conversa com filho. Tem filho que não conversa com a mãe. Tem irmão que não conversa com o irmão, por causa de um facínora que pregou o ódio durante quatro anos neste país. Mentiu e pregou o ódio”, discursou.

O petista também condenou ações de críticos ao governo. Como no caso da passageira que questionou a ex-presidente Dilma Rousseff por viajar de primeira-classe, a quem Lula a classificou como “fascista”. O petista também se indignou contra os autores dos ataques, e os chamou de “animais selvagens”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?