metropoles.com

De moto, Bolsonaro comete infração, mas não será multado. Entenda

No Guarujá, no litoral paulista, presidente pilotou motocicleta sem que o capacete estivesse preso à cabeça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
bolsonaro-moto-guaruja
1 de 1 bolsonaro-moto-guaruja - Foto: Reprodução/Twitter

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é taxativo:  “É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior”.

Contudo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) infringiu a regra, durante o feriado de Carnaval. O chefe do Palácio do Planalto passa a folia de momo no Guarujá, litoral paulista. É a quarta visita ao local desde a posse. O presidente retorna a Brasília na próxima quinta-feira (27/02/2020).

Sem que o capacete estivesse preso ao pescoço, Bolsonaro circulou de moto nessa segunda-feira (24/02/2020) pelas ruas do Guarujá, fazendo parada em frente ao triplex que ocasionou a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A Resolução nº 453 do Contran, válida desde 2013, condena o comportamento que pode ser punido com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que depende da tipificação apontada no momento do flagrante.

Porém, a Prefeitura de Guarujá informou que não irá multar o presidente pela infração de trânsito por ele não ter sido flagrado durante o passeio. Bolsonaro registrou em vídeo o momento e publicou nas redes sociais.

Além da resolução do Contran, o Código Brasileiro de Trânsito define como infração leve, sujeita à multa, “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”. A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto informou que não irá comentar o assunto.

2ª vez
Em 2019, durante o feriado de Páscoa, Bolsonaro também esteve no Guarujá, onde dirigiu uma moto nos arredores do Forte dos Andradas.

Na ocasião, estava com a viseira do capacete levantada e sem a cinta jugular afivelada. A situação também configura infrações de trânsito, segundo o próprio presidente.

Defensor de mudanças 
O presidente é defensor de uma série de mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, como aumento da validade da CNH e da pontuação para a cassação da permissão para dirigir.

O Projeto de Lei nº 3.267/19, que propõe mudanças, encontra dificuldade da tramitação Congresso. Apresentado em 4 de junho de 2019, o PL ainda está sendo analisado em comissão especial.

Bolsonaro quer prorrogar a validade da CNH de 5 para 10 anos e ampliar o limite de pontos de infração para suspensão da carteira de 20 para 40. Além disso, defendeu a diminuição de radares em rodovias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?