metropoles.com

Em Pacaraima, brasileiros voltam a protestar contra venezuelanos

“Esse é um problema da Venezuela, nós não temos que pagar pelos problemas que o Maduro criou”, gritavam os manifestantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DW
pacaraima
1 de 1 pacaraima - Foto: DW

Após uma semana de aparente calma, a tensão entre brasileiros e venezuelanos voltou a crescer em Pacaraima, no extremo norte de Roraima. Moradores o município de 13 mil habitantes voltaram a exigir neste sábado (25/08) a saída dos imigrantes da cidade e foram confrontados por venezuelanos revoltados com o tratamento que têm recebido no Brasil.

Na região central de Pacaraima, grupos de brasileiros e venezuelanos bateram boca e, por pouco, não teve início uma briga generalizada entre os dois grupos. Soldados da Polícia Federal e da Polícia Militar de Roraima acompanharam, de longe, as discussões, mas preferiram não intervir.

“Nós não vamos sair daqui, vamos continuar aqui, temos direito de estar aqui e não merecemos o que estão fazendo conosco”, gritava, quase aos prantos, Ricardo Delgado, um dos imigrantes que teve seus pertences queimados pelos enfurecidos brasileiros no dia 18 de agosto.

Diante dele, a vendedora Maria de Fátima Reis afirmava que a maior parte dos venezuelanos que estão no Brasil não querem trabalhar e que preferem roubar a buscar emprego. “Esse é um problema da Venezuela, nós não temos que pagar pelos problemas que o Maduro criou”, dizia ela, aos gritos, a poucos metros da fronteira entre o Brasil e a Venezuela.

Indígenas
O confronto teve início após mais uma manifestação organizada contra a presença de imigrantes venezuelanos na pequena cidade. Dessa vez, o protesto teve como mote as reivindicações dos povos indígenas de Roraima. Incentivados pelos mesmos moradores que comandaram a onda de violência que culminou com a saída de cerca de 1.200 imigrantes da cidade.

Índios da etnia Macuxi decidiram fechar parcialmente a BR-174 – que liga Boa Vista a Manaus – para protestar contra o apoio que o governo brasileiro tem oferecido aos indígenas do país vizinho que têm imigrado em massa para o Brasil. De acordo com eles, Brasília tem oferecido toda sorte de apoio aos indígenas da etnia Warao, sem oferecer nenhuma contrapartida aos povos de Roraima. Originários do Delta do Rio Orinoco, o Nordeste da Venezuela, os Warao têm se transferido para o Brasil por conta da crise venezuelana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?