Em novo decreto, Goiânia aumenta limite para ocupação de salas de aula
Documento foi publicado nesta terça-feira (22/6) e aumenta de 30% para 50% o limite de ocupação de salas de aula na capital goiana
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Em novo decreto, publicado em suplemento do diário oficial desta terça-feira (22/6), a Prefeitura de Goiânia divulgou novas medidas de combate à Covid-19 na capital goiana. Entre as novidades, está o aumento da capacidade máxima em estabelecimentos de ensino de 30% para 50%, em todos os níveis (infantil, fundamental, médio e superior). O novo documento, que entra em vigor nesta quarta-feira (23/6), tem validade até 6 de julho.
Conforme o documento, apesar do aumento, continua sendo necessário manter os protocolos contra o coronavírus como: distância de entre alunos, professores e funcionários e o critério de 2,25 m² por aluno para cálculo de capacidade.
A flexibilização de algumas normas para bares e restaurantes também é uma novidade. Com este decreto fica autorizado o uso de som mecânico nesse tipo de estabelecimento, bem como a apresentação de música ao vivo limitada a dois integrantes, além do número de pessoas por mesa ter subido de cinco para seis ocupantes.
No entanto, segue proibido o consumo no local para pessoas em pé, regra que também vale para panificadoras e padarias.
Outra mudança foi a alteração do valor da multa para quem descumprir as normas sanitárias estabelecidas pelo município. Agora, a infração passou de R$ 4.705,30 para R$ 4.908,10.
Atividades essenciais e não essenciais
De acordo com o decreto, o horário de funcionamento para atividades não essenciais segue das 9h às 17h para estabelecimentos de comércio, galerias e centros comerciais. Para os estabelecimentos de prestação de serviços, o horário previsto é das 12h às 20h.
Shoppings e congêneres podem funcionar em horário normal, entre 10h e 22h. Bares, restaurantes, pit dogs, food trucks e similares, das 11h às 23h. Para distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência, das 8h às 22h. Por fim, para lanchonetes, das 6h às 20h.
Números na capital
De acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Prefeitura de Goiânia, foram confirmados 5.253 óbitos e 167.777 casos de Covid-19 na capital. No momento, 15.656 pessoas estão internadas, 6.868 delas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
Conforme o painel on-line da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19 é de 90,01%, com 77 leitos disponíveis. Já no caso da enfermaria, a ocupação é de 62,19%, com 321 leitos disponíveis.