metropoles.com

Em novo ataque, Bolsonaro diz que Greta faz “showzinho” na COP25

O presidente ainda informou ter liberado plantio de cana-de-açúcar na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Greta Thunberg em foto
1 de 1 Greta Thunberg em foto - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar a ativista Greta Thunberg, de 16 anos, durante discurso para uma plateia de empresários nesta quarta-feira (11/12/2019). Segundo o presidente, a menina está “fazendo o seu showzinho” na conferência ambiental COP25, que é realizada na Espanha.

Pela terceira vez, Bolsonaro chamou a garota de 16 anos de “pirralha” e a reclamou do fato de suas opiniões serem noticiadas pela imprensa com destaque. Thunberg foi eleita “personalidade do ano” pela revista Time.

Após falar sobre a jovem, Bolsonaro fez críticas a defensores do meio ambiente que se encontram reunidos na COP25.

“Tem até uma pirralha que tudo o que ela fala a nossa imprensa, a nossa imprensa, pelo amor de Deus, dá um destaque enorme. Ela está agora fazendo o seu showzinho lá na COP25. Mas tudo bem. Eu acredito nós temos, ao trabalhar em equipe, meios de mudar o Brasil”, disse o presidente.

Mais cedo, Bolsonaro voltou a se referir à menina como “pirralha”, adjetivo que havia usado nessa terça-feira (10/12/2019). Na ocasião, ela alterou a sua descrição no Twitter e passou a se autodenominar “pirralha”.

Bolsonaro reclamou que seu governo é acusado de maltratar o meio ambiente como se isso fosse uma “política econômica”. “A sanha, a maneira como se ataca essa questão ambiental, virou uma política econômica. O único país do mundo que agride o meio ambiente, que faz mal, é o Brasil, segundo eles, enquanto é exatamente o contrário. Ninguém tem área tão preservada quanto a nossa. Pergunte o tamanho da nossa mata ciliar, (…) mas pergunte em palmos, não em metros”, argumentou Bolsonaro.

O presidente revelou ainda ter mudado um decreto que proibia o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia. “Sabiam que, no estado do Amazonas, era proibido plantar cana-de-açúcar por decreto presidencial? Espero que o pessoal da COP não queira me acusar de querer substituir a Floresta Amazônica por um grande canavial”, disse Bolsonaro.

O decreto foi revogado no último dia 6 de dezembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?