metropoles.com

Em nove estados, ao menos 20 autoridades são investigadas por “fura-fila”

Amazonas, Roraima, Bahia, Belo Horizonte e outros estados contam com prefeitos, vice-prefeitos e secretários investigados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16
1 de 1 Socorristas e enfermeiras do Samu, tomam vacina contra a covid-19 em sao paulo 16 - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

Suspeitas da prática de fura-fila da lista de prioridades da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, se espalharam em todo o Brasil, inclusive entre autoridades.

Em Manaus, onde um recente colapso na saúde tomou conta da capital do Amazonas por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19, pelo menos nove pessoas são investigadas pela prática, sendo quatro secretários, além de assessores de diversas pastas.

Segundo a coluna Guilherme Amado, da revista Época, o Ministério Público solicitou à Justiça a exoneração do secretário de Cultura, Paulo Barbosa, conhecido como Paulo Boi. Ele teria sido vacinado, mesmo sem estar no grupo prioritário, e publicou a foto nas redes sociais.

Em Alto Alegre (RR), a promotoria pediu a exoneração da secretária-adjunta de Saúde, Danyele Santos Negreiros, também por furar a fila de prioridade. Em Candiba (BA), o prefeito Reginaldo Prado foi alvo de uma ação por improbidade. Já em Santa Luzia (BH), o secretário de Esportes, Marco Aurélio Silva, acabou demitido.

Prefeitos, um vice e secretários também são investigados em Pombal (PB); Itabi (SE); Ijaci (MG); Aldeia Brejão (MS); Pires do Rio (GO); e Serra do Navio (AP), cita a coluna.

Nessa quinta-feira (28/1), o Brasil atingiu 1.509.826 de pessoas vacinadas, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?