Em nota técnica, Saúde diz que não há dados para 4ª dose da vacina
A pasta argumenta que ainda é preciso analisar informações sobre hospitalizações e a relação com a população vacinada
atualizado
Compartilhar notícia
Em discussão no governo federal, uma nota técnica do Ministério da Saúde explica que no momento ainda não é possível recomendar a quarta dose da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, por falta de dados.
Em nota técnica, a pasta argumenta que ainda é preciso analisar informações sobre hospitalizações e a relação com a população vacinada.
“Se faz necessário compreender o cenário epidemiológico com maior detalhamento quanto às hospitalizações, óbitos e infecções pela Covid-19 entre determinados grupos etários e sua relação com o status de vacinação [vacinados x não vacinados]”, destaca o documento.
Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é que a quarta dose seja aplicada em imunocomprometidos. Esse grupo passou a receber mais uma dose do imunizante em dezembro de 2021.
Nesta segunda-feira (7/2), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um breve comentário sobre o tema, mas indicou que a aplicação ainda está em discussão.
Discussões
“A área técnica tem discutido isso, a secretária Rosana [de Melo, da Secretaria de Enfrentamento à Covid-19], me disse que o grupo técnico ainda não avalia aplicar essa quarta dose”, afirmou, ao conversar com jornalistas na sede da pasta, em Brasília.
Queiroga, contudo, não descartou totalmente a aplicação. “Na prática, seria a dose de 2022. Nós temos doses para garantir todas as aplicações necessárias, recomendadas pelos técnicos e que estejam disponíveis para a população brasileira”, finalizou.
A nota técnica pontua que é dinâmico e adaptável à evolução do conhecimento científico, à situação epidemiológica, e à disponibilidade das vacinas contra a Covid-19 no Brasil.