metropoles.com

Em modo remoto, Congresso tem semana esvaziada por causa do “São João”

Câmara e Senado dispensaram presença de parlamentares em Brasília nesta semana por causa das festividades. Arthur Lira (PP-AL) vai a Lisboa

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra congresso nacional farra - Metrópoles - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

O Congresso Nacional vai ter uma semana esvaziada e com poucas discussões. Tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado Federal dispensaram o registro de presença dos parlamentares em Brasília (DF) nesta semana. O motivo dado pelas duas Casas são as festividades juninas do “São João”, muito marcantes no Nordeste e Norte do país. A data de São João é comemorada nesta segunda-feira (24/6).

As discussões sobre temas polêmicos, como o projeto de lei (PL) que trata da liberação de jogos de azar e cassinos, ficaram paralisadas nesta semana. O debate sobre a compensação para a desoneração da folha de 17 setores e de municípios também fica congelado nos próximos dias. Somente projetos que tiverem consenso dos deputados e dos senadores vão ser levados a plenário para a votação remota.

Todos os anos o Congresso fica esvaziado nesta época. No entanto, neste ano as festividades ganham maior presença dos parlamentares de olho nas eleições municipais de outubro. Há dezenas de congressistas pré-candidatos e outros interessados em fazer aliados em seus redutos.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já embarcou para Lisboa, em Portugal. Ele participa na quarta-feira (26/6) do 12º Fórum Jurídico de Lisboa, organizado IDP, universidade fundada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O retorno de Lira é previsto para sexta-feira (28/6).

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também convidado para ir a Lisboa, não irá ao evento. A assessoria do congressista informou que ele vai permanecer em Brasília e presidir as sessões do Senado nesta semana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?