Em Minas, produtora rural cultiva azeitonas ao som de música clássica
Sessenta caixas de som espalhadas pelo olival tocam músicas que, segundo a produtora, ajudam na produção premiada internacionalmente
atualizado
Compartilhar notícia
Rosana Chiavassa é uma produtora rural de Minas Gerais dedicada ao cultivo de pés de azeitona. Há 4 anos, decidiu inovar o processo com uma técnica nada usual: colocou as oliveiras para escutarem música clássica. Atualmente, são 60 caixas de som espalhadas, com instalação subterrânea, pelo olival.
“É como se as plantas recebessem um afago, um carinho a mais”, justifica Rosana. Segundo ela, quando assumiu a área das oliveiras, as plantas estavam muito mal-cuidadas.
A produção, ao que parece, melhorou após esse passo musical: as azeitonas produziram azeites premiados internacionalmente.
O processo, segundo Rosana, seguiu sob a supervisão do musicoterapeuta Luis Leão, que estuda a influência da música nas plantas.
Ele explica que a música afeta o ambiente como um todo. A presença dela pode atrair ou afastar alguns tipos de animais, dentre eles, predadores e polinizadores.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente