metropoles.com

Em meio às queimadas, região do Brasil terá chuva intensa esta semana

Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes de precipitações podem ultrapassar 60 mm

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de céu nublado com nuvens de chuva e tempestade - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de céu nublado com nuvens de chuva e tempestade - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Norte terá um breve alívio do período de seca e queimadas que estão afetando a região. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que, até a próxima segunda-feira (7/10), algumas localidades da região devem registrar chuvas intensas. Os volumes de precipitações podem ultrapassar 60 mm.

As áreas de instabilidade associadas ao calor e alta umidade são fatores que irão provocar pancadas de chuva no decorrer da semana no Norte, com valores acima de 60 mm no noroeste do Amazonas, Roraima e Pará. Com exceção do Tocantins, onde a chance de precipitação é pequena, pancadas de chuva não estão descartadas nas demais áreas do Norte.

A região Sul também deve registrar chuvas intensas. A semana começou com tempestades no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, em virtude da passagem de um sistema frontal—região atmosférica em que duas massas de ar de diferentes características se encontram e interagem.

O sistema frontal, a partir de quinta-feira (3/10), avança para outros estados do Sul, com previsão de pancada de chuvas isoladas. O Inmet alerta que, na sexta-feira (4/10), o tempo será bom no Rio Grande do Sul, com condições mais estáveis.

Queimadas

A Amazônia já superou neste ano a mesma quantidade de queimadas registrada em todo o ano de 2023. Até a última quarta-feira (25/9), foram registrados 102.993 focos de calor no bioma. Em todo o ano de 2023, houve 98.646 queimadas. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Seguindo a curva da média histórica, o mês de setembro já foi considerado o com mais queimadas no ano também. Até quinta, foram 39.804 focos de calor, índice superior à média histórica de 32,2 mil para o mês. O recorde anual aconteceu em 2004, quando o fogo foi identificado 218.637 vezes. As queimadas são monitoradas pelo Inpe desde junho de 1998.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, houve 63.189 queimadas. O número é mais do que o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2023: 31.489.

Eleições

No próximo domingo (6/10), dia em que os eleitores vão sair às ruas para votar no 1º turno das Eleições Municipais de 2024, as temperaturas podem superar os 40°C na região central do país.

No Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia as máximas podem superar os 35°C. Já na faixa leste do país, desde Paraíba até áreas da Região Sul, as máximas serão mais amenas e não deverão ultrapassar os 33°C.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?