metropoles.com

Em meio a racha no PSDB, Aécio e Doria defendem prévias para 2022

Governador de São Paulo disputa com governador do Rio Grande do Sul pré-candidatura do partido à Presidência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
O governador João Doria (PSDB), participa do início da vacinação drive-thru na praça Charles Miller, zona oeste de São Paulo, nesta segunda-feira (8/2).
1 de 1 O governador João Doria (PSDB), participa do início da vacinação drive-thru na praça Charles Miller, zona oeste de São Paulo, nesta segunda-feira (8/2). - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – Opositores e no centro de uma crise no PSDB, o deputado Aécio Neves (MG) e o governador de São Paulo, João Doria, defenderam nesta sexta-feira (12/2) que o partido adote prévias para definir quem vai ser o candidato à Presidência em 2022.

Aécio apresentou um requerimento que será discutido em reunião da direção do partido. Doria fez a defesa das prévias ao ser questionado por jornalistas. O governador nega que seja pré-candidato, disse que apenas é defensor das prévias, “Sou defensor das prévias, sou filho das prévias, aliás. Participei para a prefeitura, e depois para o governo, e venci nessas duas disputas”, disse.

Na semana passada, o governador abriu uma crise no partido, ao tentar mexer no comando da legenda e assumir sua presidência. O estopim foi a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados.

Lira era o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), ex-aliado e atual adversário político de Doria. Na corrida pela presidência da Câmara, Doria apoiou Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Como o PSDB não seguiu orientação de Doria e do partido de fazer oposição a Bolsonaro, o governador de SP passou a articular uma mudança na legenda. Para isso, exigiu o afastamento do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que votou em Lira.

Como reação à postura de Doria, parte de lideranças do partido passaram a apoiar a pré-candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), à Presidência.

A ofensiva contra Doria ganhou corpo, e nesta sexta-feira ele teve mais uma derrota. Desta vez na tentativa de se tornar presidente da sigla. Por unanimidade, o partido decidiu reconduzir o atual presidente Bruno Araújo (PSDB-PE) até maio de 2022.

 

10 imagens
1 de 10

2 de 10

3 de 10

4 de 10

5 de 10

6 de 10

7 de 10

8 de 10

9 de 10

10 de 10

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?