Em meio a queimadas, Câmara realiza simulação de incêndio nesta 6ª
Ação ocorre na semana em que Brasília enfrenta ondas de fogo, fumaça no ar e completa 150 dias sem registro de chuvas
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (20/9), uma simulação de incêndio para os servidores da Casa em meio às queimadas que atingem Brasília. O exercício está programado para começar às 16h e vai contar com o apoio dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Brasília enfrenta, nas últimas semanas, uma série de incêndios, com a fumaça tomando conta de parte da cidade por conta de queimadas no Parque Nacional, conhecido como Parque da Água Mineral. No início do mês, quase 50% da Floresta Nacional (Flona) de Brasília foi consumida pelo fogo que acometeu a região.
A atividade que a Câmara fará é comum e é realizada com certa frequência no prédio do Congresso. Apesar do cenário de baixa umidade, com baixa qualidade do ar devido à fumaça de queimadas nos últimos dias e com a cidade completando 150 dias sem chuva nesta sexta, o evento foi confirmado nesta semana.
O trânsito será interrompido parcialmente na via S1, ao lado do Congresso Nacional, enquanto a simulação for realizada.
Como funcionará a simulação
A simulação começará com uma explosão causada no quadro elétrico de energia do restaurante do Senac dentro da Casa. Haverá fumaça e vítimas simuladas, com a energia do local desligada completamente.
“O objetivo é evacuar todo o edifício, levando as pessoas para o gramado em frente ao Congresso Nacional. As vítimas simuladas serão levadas para atendimento hospitalar em ambulâncias e, possivelmente, no helicóptero do Corpo de Bombeiros”, informa a Câmara dos Deputados.
O exercício será coordenado pela Polícia Legislativa da Câmara, mas também contará com apoio de outros setores, além da Polícia Legislativa do Senado e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), do Departamento de Trânsito (Detran) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
O Detran informou à reportagem que quatro agentes de trânsito em duas viaturas participarão do exercício.