Em meio à pandemia, mais de 300 famílias são tiradas de ocupação no Paraná
O oficial de Justiça presente no local deu prazo de uma hora para que as famílias recolhessem seus pertences
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio à pandemia e perto do período natalino, 311 famílias que moravam na ocupação Nova Guaporé, na divisa entre as cidades paranaenses de Curitiba e Araucária, foram despejadas por ordem judicial.
O oficial de Justiça presente no local deu prazo de uma hora para que as famílias recolhessem seus pertences. Segundo informações do Brasil de Fato, não houve uma notificação prévia sobre o despejo.
As famílias, que estão no local desde outubro, foram retiradas da Cidade Industrial sob forte escolta policial, que contou com o suporte de carros da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Máquinas entraram na ocupação e destruíram vários barracos que serviam como abrigo. Por outro lado, a falta de estrutura de assistência social preocupou os moradores que perderam seus lares.
O coordenador da ocupação, identificado como Robert, afirmou que as famílias não têm para onde ir, já que a ação deixou centenas de pessoas, muitas crianças entre elas, sem um lugar para morar. “Queremos saber das autoridades onde vamos colocar esse povo”, indagou.
Pandemia
O despejo acontece em meio à pandemia da Covid-19, promovendo aglomeração, o que vai contra a recomendação Nº 63 de 31/03/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que afirma que “os Juízos avaliem com especial cautela o deferimento de medidas de urgência, decretação de despejo por falta de pagamento e a realização de atos executivos de natureza patrimonial em desfavor de empresas e demais agentes econômicos”.