Em meio à crise na Saúde, Lula elogia Nísia: “Consegue falar com alma”
O presidente Lula e a ministra Nísia Trindade participaram de uma entrevista com a imprensa sobre as ações do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de elogios à ministra da Saúde, Nísia Trindade, em meio às crises que a pasta enfrenta devido à explosão de casos de dengue no país, além do problema na gestão dos hospitais federais.
O chefe do Executivo lembrou uma reunião que teve com Nísia em que pediu para ela “falar grosso” sobre assuntos relacionados à Saúde.
“A Nísia respondeu para mim o seguinte: ‘Presidente, eu não posso falar grosso porque eu sou mulher’. Foi muito importante. Se é um homem falando, ele certamente ia falar grosso”, afirmou Lula durante coletiva de imprensa sobre ações da Saúde.
A declaração foi dada durante o lançamento do programa Mais Acesso a Especialistas.
“Pode até alguém não gostar de você, mas eu duvido que tenha alguém que não acredite em cada palavra que você fala. Não apenas pelo fato de ser mulher, mas pelo seu jeito delicado de falar, sem rompante, você consegue falar com alma e com a consciência das pessoas”, destacou.
Em março, durante reunião com todos os ministros, o presidente chamou a atenção da ministra para as crises na saúde. Na ocasião, ela chegou a se emocionar e teve de sair para se recompor.
Após o encontro, Nísia fez uma série de mudanças em secretarias do ministério. Em uma delas, exonerou Alexandre Telles do cargo de diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH). No lugar dele, assumiu Maria Aparecida Braga, superintendente da pasta no Rio de Janeiro.
Novo programa
O presidente Lula e a ministra Nísia anunciaram, durante o evento, o programa Mais Acesso a Especialistas, que visa reduzir o tempo de espera por consultas e exames no Sistema Único de Saúde.