metropoles.com

Em meio à crise, exportação de arroz no Brasil cresceu 73% em 2020

O aumento da demanda externa pelo alimento é um dos fatores responsáveis pela alta inflação do grão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
Imagem colorida de Arroz branco em cima de mesa chuvas Conab - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Arroz branco em cima de mesa chuvas Conab - Metrópoles - Foto: Unsplash

O preço do arroz subiu 19,25% entre janeiro e agosto de 2020 e se tornou o principal símbolo do aumento do custo da cesta básica no Brasil. A situação preocupa o governo. Enquanto o presidente Jair Bolsonaro pedia patriotismo aos supermercados para evitar a alta, o Ministério da Justiça decretou uma investigação e a Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou o imposto de importação cobrado sobre o grão.

Uma das principais causas para o aumento no preço do arroz é a grande demanda externa. O volume vendido para o exterior do grão aumentou 73,5% na comparação entre os oito primeiros meses de 2019 e o mesmo período deste ano. Os números são do Ministério da Economia e foram analisados pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

Entre janeiro e agosto deste ano, foram exportadas 1,153 milhão de toneladas de arroz enquanto nos mesmos meses de 2019 a quantidade ficou em 871 mil. Em valores, isso representa US$ 407 milhões em 2020 e US$ 225 milhões no ano passado. O gráfico a seguir mostra as vendas para o exterior do produto desde 2014 nos dois quesitos.

A principal solução apresentada pelo governo no período é zerar o imposto de importação para dois tipos de arroz até o fim do ano. As alíquotas praticadas normalmente são de 10% e 12%. A medida valerá até 31 de dezembro para uma quota de 400 mil toneladas do produto. Esse valor representa o dobro do importado neste ano, que é de 280 mil toneladas.

Hoje, os três países que mais exportam esses tipos de arroz para o Brasil são o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. Como essa sobretaxa não é cobrada aos países membros do Mercosul, não deve haver um efeito positivo para as nações vizinhas. Quem pode se beneficiar da medida é a Itália, quarto país que mais vende para o Brasil.

O gráfico a seguir mostra a quantidade importada em 2020 para as duas categorias desonerada pela Camex entre janeiro e agosto.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?