metropoles.com

Em meio a apagão, chuva mais intensa do ano causa alagamentos em Macapá

A cidade registrou volume de 74 milímetros de precipitações, o mais alto de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prefeitura de Macapá
alagamento amapá
1 de 1 alagamento amapá - Foto: Prefeitura de Macapá

Os amapaenses começaram o 21º dia de apagão enfrentando estragos causados por uma tempestade. Na noite de domingo (22/11), o município de Macapá registrou o maior volume de chuva do ano: 74 milímetros em menos de uma hora.

Em comunicado emitido pelas redes sociais da Prefeitura de Macapá, o meteorologista Jefferson Vilhena informou que as precipitações se estenderam integralmente às faixas sul, central e oeste, e parcialmente aos municípios do norte do estado. A previsão do tempo indicava chuvas de até 45 milímetros.

Segundo Vilhena, as precipitações estão se intensificando e podem ser ainda mais fortes nos próximos dias. Em novembro, o estado registrou mais de 150 milímetros, três vezes mais do que o volume esperado para esta época do ano.

A tempestade causou alagamentos em algumas localidades. Moradores amanheceram o dia removendo a água que invadiu as casas e limpando objetos que ficaram cobertos pela lama. No fim da tarde, profissionais da prefeitura fizeram a desobstrução dos bueiros da cidade.

4 imagens
1 de 4

Prefeitura de Macapá
2 de 4

Prefeitura de Macapá
3 de 4

Prefeitura de Macapá
4 de 4

Prefeitura de Macapá

No começo de novembro, o Metrópoles mostrou a história de moradores da Região Metropoloitana de Macapá que tiveram as casas atingidas por uma enchente dois dias após o incêndio da subestação de energia que gerou o apagão no estado.

Maria José Araújo Nunes, 31 anos, contou que o muro e o portão da residência caíram com a força da água. Ela perdeu documentos, fotos e outros pertences importantes com o estrago causado pelo alagamento.

Geradores termoelétricos

Das 16 cidades do estado, 13 enfrentam problemas com o fornecimento de energia, mesmo depois de o governo ter instalado 47 geradores termoelétricos no sábado (21/11), na subestação Santa Rita, em Macapá, e em Santana.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MMME), as máquinas foram ativadas para fornecer 45 megawatts de energia para o estado. Mesmo com a ativação dos aparelhos, moradores foram atingidos pela falta de energia ou instabilidade na distribuição.

Os geradores foram acionados no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitou o Amapá pela primeira vez desde o apagão.

Nesse domingo (22/11), moradores registraram um curto circuito que gerou explosões em fios de energia em um bairro de Macapá. Segundo as autoridades, o problema foi gerado pela fricção entre cabos e não tem relação com os geradores instalados no último sábado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?