metropoles.com

Em meio a almoço de Boulos e Marta, Lula passará fim de semana em SP

Lula viajou para SP na sexta e deve fazer mais visitas à capital paulista em 2024, importante reduto eleitoral em ano eleições municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
Imagem do presidente Lula com Marta Suplicy - Metrópoles
1 de 1 Imagem do presidente Lula com Marta Suplicy - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nessa sexta-feira (12/1) para São Paulo (SP), onde vai passar o fim de semana, cerca de um mês após a última visita à capital paulista. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, o petista terá apenas “agenda privada” na cidade, e retornará a Brasília no domingo.

A viagem, no entanto, coincide com a primeira reunião presencial entre a ex-prefeita Marta Suplicy e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP), pré-candidato à prefeitura Paulistana.

Será o primeiro encontro dos dois após a ex-ministra aceitar o convite para ser vice dele na chapa. A Secom não confirmou se Lula participará do encontro.

Ao longo dos últimos meses, o chefe do Planalto participou ativamente da articulação para o retorno de Marta ao PT, e a recebeu no Planalto esta semana, para acertar os últimos ponteiros da negociação.

A agenda também foi central durante a última visita do petista a SP, em 16 de dezembro, quando ele subiu pela primeira vez no palanque de Boulos.

Assim como em 2023, o presidente decidiu passar um fim de semana em São Paulo logo nos primeiros dias do ano. Lula cresceu e fez carreira na capital paulista, onde também moram os filhos e netos dele. As visitas à cidade, no entanto, foram escassas durante o primeiro ano de mandato.

Em 2023, o chefe do Executivo federal teve visita oficial registrada a SP em apenas três ocasiões. No período, o petista dedicou parcela significativa da agenda para compromissos internacionais, e fez 15 viagens e a 24 países últimos 12 meses.

Para este ano, Lula prometeu recalibrar o foco para eventos internos no país, e deve visitar o estado governado Tarcísio de Freitas (Republicanos) mais vezes. O palanque é determinante para o partido em ano de eleições municipais, mirando uma possível reeleição em 2026.

A estratégia também deve justificar a decisão do presidente de manter o endereço fixo em SP. Lula tem um apartamento alugado no bairro Alto de Pinheiros e, segundo ventilado na imprensa, chegou a cogitar a possibilidade de encerrar o contrato do imóvel em função da mudança para o Palácio da Alvorada. A ideia, no entanto, não se concretizou.

Eleições municipais

Nos próximos meses, Lula deve intensificar as agendas com foco nas eleições municipais. Ainda que o PT não tenha muitos nomes competitivos em grandes colegiados, como São Paulo, a ideia é compor com aliados estratégicos, como Guilherme Boulos e a recém-adição à chapa, Marta Suplicy.

Em dezembro, Lula prestigiou o pré-candidato à prefeitura ao se queixar do governador Tarcísio e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), ambos aliados de Bolsonaro.

Além de Lula, marcaram presença no evento o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ex-prefeito da cidade; o titular das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ex-secretário municipal de Saúde; além de outros integrantes do primeiro escalão.

Na conferência do PT em Brasília, em dezembro, o chefe do Executivo se dispôs a ser um “bom cabo eleitoral” e citou a conciliação entre partidos para maiores chances de candidatos eleitos, ao usar como exemplo a chapa dele com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do PSB, em 2022.

Também está prevista uma viagem do presidente a Santa Catarina, outro estado chefiado por um governador bolsonarista, Jorginho Mello (PL). Esta será a primeira visita de Lula ao estado, desde as eleições de 2022. O petista deve participar de uma “reinauguração” do Porto de Itajaí, depois do Carnaval.

Agendas em SP

Logo nos primeiros dias após a posse, em 2023, Lula retornou a São Paulo para o fim de semana, entre 6 e 8 de janeiro. A segunda viagem ocorreu em função de um compromisso familiar, no fim de abril.

Lula embarcou para participar do velório de uma afilhada, em 29 de abril, mas em razão da delicadeza do momento e da privacidade do presidente e seus familiares, o Planalto não deu mais informações.

O petista permaneceu na capital paulista para participar dos atos das centrais sindicais em celebração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio. Na ocasião, Lula lembrou o anúncio de reajuste do salário mínimo, feito na véspera, além de um projeto para obrigar aumento real do valor e uma expansão da faixa de isenção do imposto de renda.

No fim do ano, o chefe do Executivo federal viajou para São Paulo em 15 de dezembro, uma quinta-feira, logo após agenda em Vitória (ES). Ele esteve ao lado de Boulos no evento de entrega das unidades do MCMV, e retornou no domingo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?