Em iniciativa inédita, FAB envia psicólogos para resgates em Israel
Os profissionais atuam junto a tripulação e aos resgatados na zona de conflito entre Israel e o grupo islâmico armado Hamas
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB), em iniciativa inédita, envia aviões com psicólogos para o resgate de brasileiros em perigo em outros países. Na missão desta segunda-feira (9/10), a FAB encaminhou esses profissionais para repatriar brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo islâmico armado Hamas.
O segundo avião da FAB, enviado para repatriar brasileiros em Israel, seguiu rumo à Europa por volta das 16h30. A aeronave KC-30, de prefixo FAB-2902, decolou da Base Aérea, em Brasília. Nela, está a capitã Bianca Rovella, uma das psicólogas que prestarão apoio.
Ela conversou com jornalistas sobre a função dos psicólogos para apoio na parte emocional. “Toda situação de crise, emergência, catástrofe é, potencialmente, traumática para as pessoas. Nosso trabalho é tentar prestar o apoio psicológico para amenizar o sofrimento para que possa restabelecer a normalidade a fim de retomar para o Brasil. Também vamos atuar para prestar o trabalho psicológico à tripulação que está se expondo a uma situação de risco”, explicou.
A capitã lembra que esta é a primeira vez que a FAB envia psicólogos para uma situação como esta. “Vamos ajudar. Muitas vezes, os efeitos psicológicos desencadeiam problemas físicos”, lembrou.
Envio de aviões
Conforme adiantou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, a decisão pelo envio dos aviões foi tomada na noite de sábado (7/10) em uma reunião entre o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. Eles anunciaram o resgate de brasileiros neste domingo (8/10).
Um primeiro avião KC-30, que comporta 230 passageiros, saiu de Natal (RN). Listas de passageiros estão sendo montadas.
Espera por voos comerciais
Também existe uma expectativa de normalização do funcionamento do aeroporto Ben-Gurion, o principal de Israel. Assim, os brasileiros podem sair do país em voos comerciais.
O Ministério das Relações Exteriores divulgou números de contato para brasileiros em situação de emergência:
Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610