metropoles.com

Em grupo no zap, equipe de Lula joga culpa do apagão na privatização da Eletrobras

Todos os estados brasileiros que estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) sofreram um apagão nesta terça

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Lula define hoje se armas com calibre 9 milímetros continuarão liberadas a civis
1 de 1 Lula define hoje se armas com calibre 9 milímetros continuarão liberadas a civis - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou, por meio de um grupo de WhatsApp, que a falta de energia em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal nesta terça-feira (15/8) aconteceu devido à privatização da Eletrobras, no governo de Jair Bolsonaro (PL).

“Bolsonaro privatizou a Eletrobrás em 2022. Isso aconteceu da pior forma possível. TCU apontou um prejuízo de R$ 67 MILHÕES. Menos de 1 ano depois temos um apagão em 25 estados e no DF. Acho que tá nítido de quem é a culpa, né?. Apesar disso, governo Lula está colocando todos os seus esforços para que essa questão seja resolvida o mais rapidamente possível, causando o mínimo possível de transtornos aos brasileiros”, escreveu a equipe do petista.

Foto colorida de declaração de Lula sobre apagão - Metrópoles

O grupo chamado de “Zap Lula” foi montado durante a campanha presidencial de 2022, quando o petista ainda era candidato.

Lula explora desgastes de Bolsonaro em grupos de WhatsApp

Em pronunciamento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), afirmou que o apagão foi causado por um evento “extremamente raro” e descartou risco à segurança energética do país.

“O que aconteceu hoje é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um eventos dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje”, declarou o ministro.

Durante a entrevista, Silveira também teceu duras críticas à privatização da Eletrobras, finalizada no ano passado pelo governo bolsonarista.

“A minha posição é de que a privatização da Eletrobras fez muito mal, em especial no modelo que ela ocorreu, fez, sim, mal ao sistema”, reforçou o ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?