Em Goiânia, presidente da Câmara solicita reabertura dos cinemas
Requerimento será enviado à prefeitura e alega que a atividade já foi retomada em cidades maiores ou com população semelhante
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), apresentou nesta quinta-feira (1º/7) um requerimento que será enviado à prefeitura, na qual ele solicita a reabertura das salas de cinema da capital.
O pedido foi pleiteado por representantes das empresas que funcionam em Goiânia, e o vereador alega que os cinemas já estão funcionando em cidades maiores ou com contingente populacional semelhante. Alguns exemplos, são: Palmas, Manaus, Fortaleza e São Paulo.
A retomada, no entanto, prevê a adoção de medidas sanitárias, diante do contexto de pandemia da Covid-19. Em Goiânia, os cinemas estão fechados, há mais de um ano, o que já contabiliza exatos 452 dias.
“Grandes empresas do ramo tiveram o compromisso de não desligar nenhum colaborador nesse período, mas os custos operacionais como impostos, aluguéis, salários, entre outros, permaneceram e continuaram a ser honrados”, justifica o vereador.
Cuidados
Entre os protocolos a serem adotados, conforme o citado por Policarpo no requerimento, estão cuidados com o sistema de climatização das salas, com renovação contínua do ar. Isso foi uma das grandes dúvidas em algumas das cidades que já retomaram a exibição dos filmes.
Outra questão seria a adoção de protocolos pelos funcionários, nas bilheterias, bomboniéres, salas de exibição, banheiros e demais locais que fazem parte da estrutura dos cinemas.
Em Goiânia, a maioria deles funciona dentro de shopping centers, onde as atividades comerciais já foram retomadas e as lojas e restaurantes funcionam normalmente.
A cidade reabriu o comércio, após período de acirramento da pandemia, em março e abril, e também da adoção do sistema de revezamento, com 14 dias de fechamento e 14 dias de funcionamento.
Casos de Covid
Até então, Goiânia já registrou 163.154 casos de Covid-19, desde o início da pandemia e 5.406 mortes. Isso representa 28% dos óbitos registrados em todo o estado. Em Goiás, segundo os dados do painel eletrônico mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESGO), a Covid já vitimou 19.269 pessoas.
A vacinação em Goiânia segue nesta quinta-feira contemplando os trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), gestantes e puérperas. Até então, a capital imunizou 15,13% da população com as duas doses da vacina e 36,54% com uma dose.
Em todo o estado, a média da vacinação é a seguinte: 10,6% da população com duas doses já aplicadas e 32,73% com uma dose. A ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) que atendem pacientes da Covid-19 na rede estadual de saúde, nesta quinta, é de 83,28%.