Em Goiânia, idosos esperam 20h e levam cadeiras para fila da vacinação
Capital começou a vacinar pessoas a partir de 62 anos. Alta procura gerou aglomerações em alguns pontos e pessoas passaram a noite nas filas
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A garantia da vacina contra a Covid-19, em Goiânia, virou sinônimo de longa espera, filas enormes e necessidade de levar até cadeiras para se sentar. O primeiro idoso a ser imunizado nesta terça-feira (20/4) no drive-thru montado no campus da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO) esperou por 20h.
O homem chegou ao local às 12h dessa segunda-feira (19/4) imaginando que conseguiria ser vacinado até o final da tarde. Com a fila lenta e cada vez maior, atingiu-se o limite do horário e o trabalho de vacinação foi encerrado. Ele decidiu manter-se na fila e passar a noite no local.
Assim como ele, inúmeros carros ficaram na fila. Moradores próximos chegaram a levar café e biscoito para os idosos que aguardavam. Às 6h desta terça-feira, a fila já contornava toda a quadra do local, que fica no Setor Leste Universitário, e ainda faltavam duas horas para liberar a entrada e iniciar a vacinação.
Segunda dose
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), cuja assessoria divulgou inicialmente que ele iria receber a segunda dose da vacina no campus da PUC, mesmo local onde os idosos passaram a noite na espera, mudou o endereço e foi vacinado nesta terça na Escola Rotary Goiânia Oeste, da rede municipal de educação, no Jardim América, região sudoeste da capital.
No local, a realidade não era muito diferente. A reportagem do Metrópoles registrou a grande quantidade de idosos na fila já no início da manhã. Alguns levaram cadeiras e bancos para se sentar e tinha até idosa fazendo crochê, enquanto aguardava pela vez de ser vacinada.
Um aposentado de 72 anos, que estava numa cadeira de rodas e respirando com auxílio de um cilindro de oxigênio, chegou ao local no exato momento em que o governador Ronaldo Caiado dava entrevista para a imprensa. Ele foi levado por familiares, que o ajudaram na entrada da escola e no transporte do cilindro.
A partir de 62 anos
A Prefeitura de Goiânia começou, nesta semana, a imunização de idosos com idade a partir de 62 anos e, ao mesmo tempo, aplica a segunda dose no grupo a partir de 68 anos.
A administração atribui o grande movimento nos locais de vacinação a muitas pessoas com idade entre 64 e 65 anos que não foram vacinar nos dias respectivos e que estão indo agora.
Nessa segunda-feira, um dos drive-thrus que estava em funcionamento (no estádio Serra Dourada) foi desativado, o que gerou ainda mais filas nos demais locais.
Diante da alta demanda e do quadro de aglomeração que se formou na porta dos pontos de vacinação, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) determinou a reabertura no início desta tarde. A partir das 13h desta terça-feira, o local voltou a funcionar. O movimento seguiu tranquilo durante a tarde.
Até então, 321.876 pessoas já foram vacinadas na capital. Desse total, 216.957 receberam a primeira dose, o que representa 14,3% da população geral, e 104.919 tomaram a segunda dose, representando 6,9% da população geral.