metropoles.com

Em giro pelo Oriente Médio, Lula busca investimentos antes da COP28

Presidente Lula recheou agenda internacional de reuniões com líderes mundiais. Na quinta-feira (30/11), ele partirá para a COP, em Dubai

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcando na Arábia Saudita - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcando na Arábia Saudita - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no Oriente Médio esta semana. A viagem tem como motivação a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), em Dubai, mas serve também para encontros com líderes mundiais em busca de melhorar as relações do Brasil com o exterior e buscar investimentos para o país.

O chefe do Executivo chegou na Arábia Saudita nessa terça-feira (28/11) e, horas depois, se reuniu com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro local, Mohammed bin Salman. Segundo o petista disse no X (antigo Twitter), o encontro tratou de “investimentos sauditas no Brasil em diversos setores”, além da exportação de produtos brasileiros para o Oriente Médio.

Segundo comunicado do governo brasileiro, a reunião rendeu uma intenção saudita de aplicar US$ 10 bilhões no Brasil. Cerca de US$ 9 bilhões seriam liberados ao longo dos próximos sete anos. Os fundos seriam para energia limpa, ciência, tecnologia, agropecuária e infraestrutura.

Na quarta-feira (29/11), o presidente terá mais agendas com empresários em Riade, capital saudita. Nos encontros, Lula continuará a divulgar o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em busca de investimentos, principalmente, na área de infraestrutura.

Também são prioridades os setores de energia, agricultura e indústria, conforme já falou o petista.

Após as reuniões com empresários e possíveis investidores, Lula partirá nesta tarde para Doha, capital do Catar, onde deverá encontrar Tamim bin Hamad al-Thani, autoridade máxima do país.

Na quinta-feira (30/11), o chefe do Executivo seguirá para os Emirados Árabes Unidos, sede da COP, e estará na conferência até sábado (2/12).

A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, adiantou que Lula levará ao evento os dados da redução do desmatamento no último ano e deverá apresentar novas medidas para preservação do meio ambiente.

No domingo (3/12), o presidente partirá para Berlim, na Alemanha, e voltará ao Brasil em 6 de dezembro. Na Europa está em pauta o fechamento do acordo do bloco europeu com o Mercosul.

A agenda internacional continua no Rio de Janeiro, no dia 7, com uma reunião da Cúpula do Mercosul. Nesse tempo, o país será presidido pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

Os ministros que estão com Lula para a comitiva presidencial da COP são: Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Marina Silva (Meio Ambiente), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Carlos Fávaro (Agricultura) e Jader Filho (Cidades).

Indicações

Antes de embarcar para as agendas internacionais, Lula fez duas indicações aguardadas: a de Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, ao Supremo Tribunal Federal (STF); e do subprocurador Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Enquanto o presidente está nos compromissos exteriores, os trâmites para formalizar os indicados às vagas deverão correr. Dino e Gonet serão sabatinados em 13 de dezembro, quando Lula já estará de volta ao Brasil.

Agenda internacional

O giro pelo Oriente Médio marca a retomada das viagens internacionais do presidente, após uma pausa pelas cirurgias no quadril e pálpebras, em 29 de setembro, em Brasília.

Lula optou por fazer uma pausa nos roteiros para priorizar a recuperação a tempo da COP28. O primeiro semestre do terceiro mandato do petista teve uma intensa agenda exterior, o que chegou a gerar críticas ao chefe do Executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?