metropoles.com

Em “giro pelo Nordeste”, Lula diz que este é “o ano da colheita”

Presidente Lula iniciou seu giro pelo Nordeste e atacou o antecessor Jair Bolsonaro, a quem acusou de ter “destruído” o país

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula
1 de 1 Lula - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

No início de seu giro pelo Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (18/1), que 2024 ano de eleições municipais é “o ano da colheita”. Em discurso durante evento de assinatura de acordo aeroespacial na Bahia, ele criticou o antecessor e o acusou de ter “quase destruído” o país.

“Eu peguei um país devastado por uma praga de gafanhoto que destruiu quase tudo que a gente tinha feito em 13 anos de governo”, afirmou. Na sequência, o petista criticou a extinção de ministérios, como o da Cultura, na gestão passada, e outras ações adotadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a privatização da Eletrobras.

“Este ano é da colheita. No ano passado nós plantamos, nós pegamos um país quase destruído, com milhares de obras paralisadas, de creches a universidades, de creches a escolas, de UBS a hospitais. Tudo teimosamente paralisado, porque não fazia parte da lógica do governo passado fazer com que esse país crescesse”, prosseguiu o presidente.

Lula ainda reforçou que está “mais otimista” hoje com o futuro econômico do Brasil do que estava durante a campanha e afirmou ser preciso mostrar que “coisas boas acontecem” no país.

Criação do Parque Tecnológico Aeroespecial 

Lula assinou a parceria do governo federal com o Ministério da Defesa, Aeronáutica e estado da Bahia para a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador, na Bahia. O evento ocorreu no Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Cimatec).

O investimento será em torno de R$ 650 milhões para construir o local, colocar equipamentos e criar laboratórios. A expectativa é de ter as primeiras operações no parque no começo de 2025.

A área servirá para construção de aeronaves e pesquisas avançadas no campo aeroespacial.

Também estavam presentes no evento a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e os ministro da Casa Civil, Rui Costa, da Defesa, Múcio Monteiro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além do líder do governo no Senado, o baiano Jaques Wagner (PT), e do governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT).

Outras agendas

Ainda nesta quinta pela tarde, Lula estará em Ipojuca (PE), para visita à refinaria Abreu e Lima. Já na sexta, o presidente participará da cerimônia de troca do Comando Militar do Nordeste, em Abreu e Lima (PE). A outra agenda será o lançamento do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza (CE).

giro de Lula pelo Nordeste vai de encontro a uma promessa feita a ministros, em novembro de 2023, que irá se dedicar neste novo ano ao trabalho interno e mais viagens nacionais.

Em ano de eleições municipais, o presidente poderá utilizar os compromissos em diversos estados para firmar colaborações entre partidos e falar com eleitorados mais diversos.

Além de fiscalizar e dar encaminhamento a obras paradas, o presidente deverá aproveitar as viagens para se aproximar tanto de agentes políticos quanto dos eleitores, em ano de pleito municipal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?