metropoles.com

Em giro pelo Nordeste, Lula dá tom de comício a discursos e ataca adversários

Em viagem para Bahia e Ceará, Lula prioriza eventos para grandes públicos, bate forte em adversários e anuncia ações que atingem muita gente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula na Bahia
1 de 1 Lula na Bahia - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dado prioridade neste primeiro ano de mandato à política externa, com muitas viagens estratégicas para o exterior e a ambição de influenciar no fim da Guerra da Ucrânia. Essa escolha deixa a política interna relativamente desprotegida (como indica a dificuldade de o governo consolidar uma base no Congresso) e o entorno do presidente busca fazer esforços concentrados para balancear essa equação de tempos em tempos.

É o que está acontecendo nesta semana, com Lula fazendo um giro pelo Nordeste que privilegia eventos com grande público, onde o petista aproveita para buscar um aumento em sua popularidade fazendo discursos em tom de comício eleitoral, com afagos a seus apoiadores e pancada nos adversários.

Foi o que se viu em Salvador (BA) nesta quinta (11/5), onde, na Arena Fonte Nova, o presidente usou a maior parte de seu discurso para fazer política e citou de maneira periférica o tema do evento: uma ação para que cidadãos opinem sobre as prioridades orçamentárias do governo.

Cercado de aliados, Lula valorizou a força eleitoral do PT na Bahia e agradeceu aos aos eleitores: “Eu devo à Bahia muita gratidão porque em toda eleição na Bahia eu ganhei no primeiro turno”, disse o presidente, que ainda se referiu ao adversário ACM Neto (União Brasil) como “Grampinho” e chamou de “fascistas” e “maus-caracteres” empresário do agronegócio paulistas que desconvidaram seu ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de uma feira patrocinada pelo governo federal e receberam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja:

O tom de comício deve ser repetido por Lula nesta sexta (12/5), em sua primeira visita ao Ceará neste mandato. Além de Fortaleza, Lula deve visitar a cidade de Crato, no interior do estado, e anunciar ações de governo que impactam uma grande quantidade de pessoas.

Na capital cearense, Lula deve assinar a lei que prevê R$ 7,3 bilhões em recursos para bancar o novo piso salarial da enfermagem e lançar o programa Escolas de Tempo Integral, que vai destinar R$ 4 bilhões a estados e municípios para que eles aumentem a oferta desse tipo de matrícula. A expectativa é oferecer escola em período integral para mais um milhão de estudantes pelo país.

No Crato, Lula vai falar sobre uma questão que tem grande demanda: creches públicas. Além de inaugurar uma delas, o presidente vai anunciar a retomada de obras paradas de equipamentos da educação básica.

Nas duas viagens, Lula estará acompanhado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que é ex-governador do Ceará, e pelo atual chefe do Executivo estadual, Elmano de Freitas (PT).

Problemas em casa

Quando voltar da viagem ao Nordeste, Lula voltará a enfrentar o clima politicamente duro em Brasília e tentar ajudar seus articuladores a destravar os nós no Congresso. Para isso, o governo está abrindo a torneira de liberações de emendas e de nomeações de indicados políticos.

Ministros palacianos como Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e Rui Costa, da Casa Civil, foram instruídos pelo presidente a acelerarem a distribuição de benesses e a fazer corpo a corpo com líderes partidários para evitar que o governo enfrente mais derrotas que coloquem em risco até mesmo o maior objetivo do semestre: a aprovação do novo arcabouço fiscal.

Lula e seus aliados contam com essa aprovação para conseguir baixar os juros impostos pelo Banco Central e destravar a economia, o que é visto dentro do governo como a maneira de aumentar os índices de aprovação de Lula e dar fôlego para sua administração.

No final da próxima semana, apesar desses problemas em casa, Lula embarca em nova viagem internacional, dessa vez para o Japão, onde participará como convidado da reunião anual do G7, grupo de países mais ricos do mundo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?