Em gesto aos militares, Lula vai à solenidade do Dia do Soldado
Cerimônia acontece nesta quinta-feira (21/8), no Quartel-General do Exército. Além de Lula, presidentes da Câmara e Senado devem comparecer
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quinta-feira (21/8), da cerimônia em celebração ao Dia do Soldado. O evento acontece no Quartel-General do Exército, em Brasília.
O chefe do Executivo irá acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A data é celebrada em 25 de agosto e marca o nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército. Neste ano, as comemorações foram antecipadas.
Desde o início do mandato, Lula tem tentado apaziguar a relação com os militares. O grupo ficou marcado pelo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foi, inclusive, no QG do Exército que apoiadores do ex-presidente ficaram acampados contra a eleição do petista.
Em abril, Lula compareceu ao evento alusivo ao Dia do Exército. Na ocasião, o presidente não discursou, mas o comandante do Exército, Tomás Paiva, falou em “terno compromisso com a nação brasileira em defesa da Pátria e dos mais caros ideais democráticos”.
Mais recentemente, houve outro gesto do petista em relação aos militares. Enquanto o governo discutia o pacote de corte de gastos para o Orçamento de 2025, o chefe do Executivo foi contra mexer na aposentadoria dos membros das Forças Armadas.