metropoles.com

Ao lado de Lula, chefe do Exército se queixa de restrição no orçamento

Comandante do Exército, Tomás Paiva ainda destacou, no Dia do Soldado, a necessidade de respeito à democracia e defesa da Constituição

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula com Tomás Paiva - Metrópoles
1 de 1 Lula com Tomás Paiva - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O comandante do Exército, Tomás Paiva, citou as “restrições orçamentárias” que “atingem a todos” ao discursar no evento do Dia do Soldado, nesta quinta-feira (22/8), no Quartel-General do Exército, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava presente.

“Esse espírito perseverante e de doação integral à carreira é mantido incólume, mesmo sob os escritos das restrições orçamentárias que atingem a todos. Apesar disso, não nos descuidamos da imperiosa necessidade de mais helicópteros, de mais blindados e mais mísseis”, afirmou Paiva.

Lula foi ao evento acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Assim como nas celebrações do Dia do Exército, o chefe do Executivo não discursa e mantém o foco nas Forças Armadas, após tentativas de melhorar a relação com os militares, grupo marcado pelo apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na fala, Paiva destacou o respeito à democracia. “Esses são os soldados que o país quer: cidadãos brasileiros comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição”.

O comandante ainda falou sobre o serviço militar inicial incluir “em breve” maior “presença feminina”. No discurso, Paiva lembrou dos soldados em operações para proteger “os nossos irmãos Yanomamis”, combater os incêndios no Pantanal e auxiliar o povo no Rio Grande do Sul, após as enchentes.

O Dia do Soldado, oficialmente, é 25 de agosto, mas nesse ano as comemorações sofreram antecipação. A data marca o nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?