metropoles.com

Em dois anos, o número de crianças protegidas aumentou 98% em SP

Em 2021, o Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte já atendeu 155 crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RinoCdZ/Getty
garoto com a mão no vidro
1 de 1 garoto com a mão no vidro - Foto: RinoCdZ/Getty

São Paulo – Nos últimos dois anos, o número de crianças atendidas pelo Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) dobro no estado de São Paulo. 

Em 2019, o PPCAAM atendeu 78 crianças entre janeiro e abril. Em 2021, no mesmo período, este número teve um crescimento de 98%, com um número de 155 crianças protegidas. Os dados foram obtidos pela GloboNews.

Apesar disso, o número de solicitações de proteção caiu. Em 2019 foram registrados 30 pedidos, enquanto foram computados 25 pedidos de proteção em 2021.

A diferença entre os números de proteção e de pedidos de proteção se dá porque em um mesmo caso pode ter mais de uma criança em situação de vulnerabilidade.

Ao G1, o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, afirmou que embora os números tenham crescido ainda há subnotificação de casos. 

“Como as crianças muitas vezes são ameaçadas pelos próprios familiares, é muito difícil procurar Conselho Tutelar, Ministério Público ou uma autoridade policial. Se vizinhos ou outras pessoas ficarem sabendo dessas ameaças, da violência praticada, por favor informem as autoridades públicas. O Conselho Tutelar é o órgão feito para proteger a criança e retirar do convívio com aquela família na qual ela sofre riscos”, explicou o secretário.

O PPCAAM é  gerido pela Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo. Baseado na proteção integral e nos demais princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o programa destina-se a situações de risco à vida, haja ou não situação de vulnerabilidade. Apesar disso, atende, excepcionalmente, jovens adultos de até 21 anos, se egressos do sistema socioeducativo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?