metropoles.com

Em discurso, Lula se emociona e defende que educação é “investimento”

O presidente Lula participou da cerimônia de anúncio da ampliação do programa Pé-de-Meia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Presidente Lula chora em discurso
1 de 1 Presidente Lula chora em discurso - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou ao Ceará para anunciar a ampliação do público-alvo do programa Pé-de-Meia, que prevê um incentivo financeiro estudantes. Durante cerimônia, nesta sexta-feira (2/7), o titular do Planalto chorou e defendeu que educação não é gasto e, sim, “investimento”.

“Enquanto eu puder colocar dinheiro na educação é proibido qualquer ministro meu utilizar a palavra ‘gasto’. Educação é investimento, investimento e investimento”, reiterou o presidente.

Para uma plateia de estudantes, o chefe do Executivo fez um discurso destacando a importância da educação para o futuro dos jovens. Em sua declaração, ele argumentou que uma formação pode evitar situações de violência doméstica.

“Uma mulher que não tem uma profissão, ela vai casar e, se ela não tomar cuidado, o marido vai agredi-la, e ela vai ficar com esse marido agredindo porque precisa dar comida para os filhos”, afirmou.

“Ninguém pode viver com alguém que seja violento com mulher. Por isso, é importante uma profissão”, continuou.

Emoção

Lula se emocionou em dois momentos da fala, que durou cerca de 20 minutos. Em um primeiro momento, o titular do Planalto chorou ao lembrar da mãe, Dona Lindu, e citar sua trajetória como primeiro filho a ter um diploma de educação técnica.

“Eu tinha vergonha de chorar. Hoje, eu acho que feliz um país que tem um presidente capaz de chorar de emoção diante do seu povo”, disse o Lula após o momento.

Depois, o petista voltou a ficar emotivo enquanto fazia um apelo aos jovens: “Exercitem o amor, exercitem a solidariedade. Estenda a mão para aqueles que não conseguem ter as coisas que a gente tem. Não fique com bronca de uma pessoa que está dormindo na rua. Aquela pessoa precisa de ajuda, ela não teve a oportunidade”, disse, com a voz embargada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?