metropoles.com

Em dia de Copom, Lula volta a criticar Campos Neto e juros

“Esse rapaz que está no Banco Central, me parece, não entende de Brasil”, disse Lula a correspondentes internacionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida de Lula em cerimônia no Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula em cerimônia no Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Durante o café da manhã com correspondentes internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a atual da taxa Selic, que está em 13,75%. A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza o percentual ainda nesta quarta.

O Copom, que integra o Banco Central (BC), iniciou a primeira reunião do segundo semestre na terça (1º/8), com encerramento previsto para esta quarta-feira (2/8).

O mercado espera que o colegiado reduza a taxa básica de juros, a Selic. A dúvida, no entanto, é se o índice cairá 0,25 ou 0,5 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. Mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a falar em queda de 0,75 ponto percentual.

“O Brasil tem hoje a inflação caindo e os juros subindo. Quando a inflação cai e os juros não caem, significa que aumenta a taxa de juros, e o Brasil tem hoje a maior taxa de juros real do mundo. Sem nenhuma explicação. Um país do tamanho do Brasil, com inflação de 4% […]”, considerou Lula.

“Acontece que esse rapaz que está no Banco Central [Campo Neto], me parece, não sei o que ele tem, mas ele não entende de Brasil e não entende de povo. Não sei a quem ele está servindo. Aos interesses do Brasil que não é. A lógica pela qual foi aprovada a autonomia do Banco Central também não é!”, salientou Lula.

O presidente disse que, mesmo com o impeditivo do chefe da autoridade monetária, está otimista com o crescimento do país. “Nós vamos continuar crescendo mesmo assim. Essa vai ser a boa surpresa, nós vamos continuar crescendo mesmo assim. Por isso, eu estou tranquilo”, pontuou.

Nova reunião do Copom

O Copom é composto pelo presidente do Banco Central, atualmente Roberto Campos Neto, e pelos demais diretores da autoridade monetária.

A expectativa geral, por ora, é que o Copom reduza a taxa Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) na reunião de agosto. Se confirmada, a diminuição seria a primeira desde junho de 2019.

Entretanto, tanto um corte acima do esperado (de 0,50 p.p., por exemplo) quanto uma manutenção da taxa não estão descartados.

O governo vem pressionando desde o começo do ano para que o BC inicie um ciclo de cortes na taxa de juros, argumentando que houve queda na inflação deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?