metropoles.com

Em dia de ação da PF, PSol faz ato por arquivamento do PL da Anistia

Partido já protocolou na semana passada o pedido de arquivamento. Decisão é única e exclusiva do presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Buss/Metrópoles
Ato PSol na Câmara
1 de 1 Ato PSol na Câmara - Foto: Gabriel Buss/Metrópoles

A bancada do PSol realizou nesta terça-feira (19/11) um ato na Câmara dos Deputados em que voltou a defender o arquivamento do PL da anistia. O projeto de lei tem o objetivo de anistiar quem participou ou financiou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A data da manifestação do partido coincidiu com a operação da Polícia Federal (PF) deflagrada para prender agentes suspeitos de querer dar um golpe de Estado depois das eleições de 2022.

O grupo é acusado de planejar matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O PSol já protocolou na semana passada o requerimento de arquivamento da proposta da anistia. A decisão de arquivar ou não a proposta cabe exclusivamente ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que pode também não decidir nada. Lira está na sua reta final no comando da Câmara e não deve se envolver em temas espinhosos nesse período final de presidente.

Durante o ato, parlamentares disseram que a operação da PF desta terça é a “maior” até agora de todas as já feitas e que envolvem as investigações de tentativa de golpe de Estado. Na manifestação, deputados pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apontado neste ato como o “líder dos golpistas”.

Durante o evento, o deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) estendeu um cartaz com a parte superior expondo a capa do filme “Ainda Estou Aqui” e a parte inferior com a imagem de uma pessoa com a farda do exército com o dizer “nós também”, em referência aos militares.

Veja a imagem:

Ato PSol na Câmara
Ato PSol na Câmara

O ato foi realizado em frente a estátua do deputado Rubens Paiva, cassado e morto no período da ditadura militar no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?