metropoles.com

Em decisão, Moraes diz que Roberto Jefferson fez “repetidas violações”

Ministro ainda pediu busca e apreensão em todos os endereços de ex-deputado, além de proibir entrevistas e visitas sem autorização judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Alexandre de moraes durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux
1 de 1 Alexandre de moraes durante sessão Solene destinada à entrega da medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional ao Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) ainda na sexta-feira (21/10). No texto da decisão, ele fala que o político cometeu “repetidas violações”. Jefferson atirou em policiais federais que foram cumprir o mandado de prisão neste domingo (23/10).

“No caso em análise, está largamente demonstrada, diante das repetidas violações, a inadequação das medidas cautelares em cessar o periculum libertatis do denunciado, o que indica a necessidade de restabelecimento da prisão, não sendo vislumbradas, por ora, outras medidas aptas a cumprir sua função”, escreveu o ministro.

Jefferson publicou um vídeo na semana passada em que ataca a ministra do STF Cármen Lúcia com xingamentos misóginos. Ele chegou a chamar a sugerir que a magistrada é uma “prostituta”, “vagabunda” e “arrombada”.

O ex-deputado estava em prisão domiciliar e os xingamentos contra a ministra podem configurar crimes como calúnia, difamação e injúria, o que é quebra de cautelar. Por isso, Alexandre de Moraes determinou que Jefferson volte ao regime fechado.

A decisão de Moraes ainda determina busca e apreensão em todos os endereços do ex-deputado e proíbe Jefferson de conceder qualquer entrevista ou receber quaisquer visitas no estabelecimento prisional, salvo mediante prévia autorização judicial do STF, inclusive para líderes religiosos, familiares e advogados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?