metropoles.com

Em Cuba, Lula cobra países ricos por aquecimento: “Dívida histórica”

Durante encontro do G77 + China, o presidente Lula voltou a cobrar dos países ricos o cumprimento de promessas sobre aquecimento global

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Youtube/ Lula
captura de tela de Lula falando durante contro do G77 em Havana Cuba
1 de 1 captura de tela de Lula falando durante contro do G77 em Havana Cuba - Foto: Reprodução/ Youtube/ Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a cobrar dos países mais ricos o cumprimento de ações referentes às mudanças climáticas e ao consequente aquecimento global, em discurso na Cúpula do G77 + China em Havana, capital de Cuba, neste sábado (16/9).

“Vamos promover a industrialização sustentável, investir em energias renováveis, na sociobioeconomia e na agricultura de baixo carbono. Faremos isso sem esquecer que não temos a mesma dívida histórica dos países ricos pelo aquecimento global”, declarou Lula em seu discurso, que abriu o encontro.

O G77 + China reúne 134 nações do chamado Sul Global, países em desenvolvimento. Lula também cobrou a necessidade de insistir na implementação dos compromissos nunca cumpridos pelos países ricos.

Ciência e tecnologia

Ainda em seu discurso, o presidente brasileiro defendeu que os países do Sul Global têm condições de ocupar posições de destaque na área de ciência e tecnologia.

Lula citou como exemplo as parcerias do Brasil com a Argentina, para energia nuclear, e com a China, na área espacial, que começaram ainda nos anos 1980.

O presidente e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, desembarcaram no fim da tarde (horário local) de sexta-feira (15/9). Ainda neste sábado, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, no Palácio do Governo de Cuba.

Um dos assuntos que possivelmente deve ser tratado é a negociação da retomada do pagamento de parcelas do financiamento de US$ 658 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse acordo foi firmado nos anos 2010 para a reforma do Porto Mariel, mas Cuba não pagou o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?