metropoles.com

Em cerimônia, Fiocruz ratifica a eficácia da vacina AstraZeneca

Fundação também anunciou que, já nas próximas semanas, começará a produção da vacina em solo brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Fiocruz
fiocruz
1 de 1 fiocruz - Foto: Divulgação/Fiocruz

Rio de Janeiro – Em cerimônia de recepção dos dois milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e comprada do Instituto Serum, na tarde deste sábado (23/1), no Campus de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, representantes da Fiocruz ratificaram a eficácia da vacina.

“Essa vacina tem 70% de eficácia contra a Covid-19 e 100% contra hospitalização e agravamento da doença. Já na primeira dose, em 22 dias já temos proteção da doença. Com a dose de reforço, três meses depois, essa proteção é conferida e aumenta para 80%”, explicou Sue Ann Costa Clemens, coordenadora de ensaios clínicos da Fiocruz.

A Fundação também anunciou que, já nas próximas semanas, começará a produção da vacina em solo brasileiro. A previsão é já contar com essas doses em março.

“Está prevista para iniciar nas próximas semanas a produção aqui, nestas instalações da Biomanguinhos, de cerca de 200 milhões de doses da vacina. Uma vacina de eficácia muito boa e que trará muita esperança para o povo brasileiro”, disse Mauricio Zuma, diretor da Biomanguinhos/Fiocruz.

A distribuição

Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro estado a receber a vacina será o Rio de Janeiro, com 185 mil doses (previsão às 20h), seguido por Ceará com 72.500 doses (às 22h15) e, em terceiro, o Amazonas com 132.500 (às 23h35). A partir de 1h deste domingo (24/1), os outros 23 estados e Distrito Federal darão sequência a ordem dos estados que irão receber o imunizante. O estado que receberá a maior quantidade de doses é São Paulo, com 501.960.

O critério adotado pelo Ministério, que faz parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, é quantidade populacional e/ou estado crítico da pandemia no estado, como é o caso do Amazonas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?