metropoles.com

Em caso raro, gêmeas siamesas nascem interligadas pelo peito

Irmãs vieram ao mundo na última sexta-feira, na Santa Casa de Campo Grande. “Torcendo para que tudo dê certo”, relata mãe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação: hospital Santa Casa de Campo Grande
gemeas-siamesas
1 de 1 gemeas-siamesas - Foto: divulgação: hospital Santa Casa de Campo Grande

Em um caso raro, duas bebês nasceram, no último dia 3, interligadas pelo tórax e pela parte superior do abdômen, em Campo Grande (MS). Juntas, Maria Julia e Luna Vitória pesam 3,8 quilos.

A mãe das meninas, Alice Aparecida Silva Gil, conta que descobriu a situação das filhas logo no primeiro ultrassom, em agosto de 2019.

“Fiz meu primeiro ultrassom e fui informada da situação das meninas que estavam interligadas. Meu mundo e do meu esposo caiu. Sabemos que é um caso muito delicado”, diz.

Alice ficou internada no hospital Santa Casa de Campo Grande por quatro vezes. Agora, a expectativa é sair da unidade com as filhas nos braços.

“Queremos que elas fiquem forte logo e levá-as para casa. Estamos torcendo para que tudo dê certo. Só de elas estarem vivas até agora já é uma vitória”, comenta.

A Santa Casa de Campo Grande informa que este é o terceiro caso atendido no hospital nos últimos seis anos.

Nascimento de gêmeas siamesas tem incidência de um para cada 100 mil nascidos vivos. Em geral, somente 18% dos gêmeos nessa condição sobrevivem.

O caso é bastante grave e complexo. Segundo o neonatologista Walter Perez, a decisão em relação à cirurgia de separação depende da anatomia interna dos órgãos e de que forma são compartilhados.

“Nos outros casos, uma das duplas de gêmeos foi estabilizada e transferida para Goiânia. Os outros gemelares foram a óbito ainda no pronto-socorro pediátrico. São casos raros que precisam ser estudados minuciosamente antes de tomarmos qualquer decisão”, explica o médico.

Em nota, o hospital informa que as gêmeas seguem em estado grave, porém estável hemodinamicamente. As meninas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa e respiram com auxílio de aparelhos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?