metropoles.com

Em busca de soro, homem leva jararaca morta a hospital após ser picado

Paciente de Catalão (GO), levou réptil morto até UPA para facilitar a identificação da espécie e definição do soro contra o veneno da picada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Cobra jararaca catalao goias
1 de 1 Cobra jararaca catalao goias - Foto: Arquivo pessoal

Goiânia – Um homem de 50 anos foi picado na perna esquerda por uma cobra venenosa da espécie jararaca, enquanto pescava em Catalão, sudeste goiano, e fez algo inusitado na sequência. Ele matou o animal e levou o réptil morto dentro de uma sacola até a unidade de saúde da cidade.

O objetivo do paciente era identificar a espécie do animal que tinha atacado ele. Os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Jamil Sebba, em Catalão, tiraram uma foto da cobra e enviaram para o Centro de Informações Toxicológicas do Estado.

“Foi constatado que era uma jararaca de mais ou menos 1,5 metros. Seguindo os protocolos, o paciente recebeu três ampolas de soro específico para o veneno de jararaca. Quando o paciente identifica o animal com foto ou abate, agiliza o atendimento com a medicação correta para ser ministrada”, explicou ao Metrópoles o diretor-geral da UPA, Rosângelo Pereira.

Cobra jararaca morta
Homem foi picado por cobra jararaca e levou para UPA em Catalão (GO)

Alta após soro

Essa ocorrência aconteceu no último sábado (22/1). Quando chegou na unidade de saúde, o paciente estava com um machucado no local da picada e reclamava de dor na perna.

Ele foi direto para a sala de emergência e foi monitorado durante 24 horas, com a realização de exames. Depois de receber o soro, ele recebeu alta no domingo.

Produção do soro

A veterinária Jéssica Rocha destacou para a reportagem que a identificação do animal é importante, mas não é possível produzir o soro de forma imediata ou do animal morto.

“Os soros são produzidos no Butantã em São Paulo. A orientação é que leve o animal para identificação para tomar o soro específico ou que a pessoa saiba a serpente correta. Quando não é possível a identificação, a pessoa toma o soro misto, já que o soro para jararaca é um e cascavel é outro. Então a produção e extração são feitas por institutos, e não pelo hospital”, explicou a profissional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?