Em Brasília, Lula se encontra com embaixadores de países africanos
Participaram do encontro, nesta segunda-feira (4/10), os representantes de Angola, Moçambique, Zimbábue e Botsuana
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta segunda-feira (4/10), como parte da agenda que cumpre em Brasília, os embaixadores de quatro países africanos. O assunto, de acordo com o pré-candidato do PT à presidência da República, foi a retomada da cooperação brasileira com países da África.
Estiveram com o ex-presidente Florêncio Mariano da Conceição e Almeida, da Angola; Manuel Tomás Lubisse, de Moçambique; Gumisai Gideon Gapare, do Zimbábue, e a embaixadora Bernadette Rathedi, de Botsuana.
“Temos uma imensa dívida com o continente africano. E sonhamos juntos em construir uma relação solidária, produtiva, educacional e científica”, escreveu Lula, ao final do encontro.
Com os embaixadores da Angola, Moçambique, Zimbábue e Botsuana. Em pauta: a cooperação Brasil-África. Temos uma imensa dívida com o continente africano. E sonhamos juntos em construir uma relação solidária, produtiva, educacional e científica.
📷 @ricardostuckert pic.twitter.com/ceS0SlrgFc
— Lula (@LulaOficial) October 4, 2021
O petista ainda deve se encontrar com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy. A retomada da valorização dos BRICS (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) será o centro da conversa.
Agenda de terça (5/10)
Em uma série de encontros em Brasília, o ex-presidente dedicará a terça-feira (5) para conversar com legendas do campo da esquerda, como as bancadas do PSol, PCdoB e PSB.
O encontro com PCdoB foi combinado na semana passada, quando o Congresso aprovou a regra que permite a formação de federações partidárias. Tão logo a proposta foi aprovada, Lula ligou para a presidente do partido, Luciana Santos, e chamou toda bancada para o encontro.
Pela manhã, o petista deve se encontrar com integrantes da bancada do PSB. No início da tarde, será a vez da bancada do PSol.
Lula termina o dia com um jantar com o embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy.