metropoles.com

Em Brasília, Juan Guaidó se reúne com embaixadores europeus

O autodeclarado presidente interino da Venezuela chegou à Delegação da União Europeia, no Lago Sul, para tratar da crise no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
guaido no brasil
1 de 1 guaido no brasil - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O autodeclarado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, chegou por volta das 10h desta quinta-feira (28/2) à Delegação da União Europeia, uma casa localizada no Lago Sul, para se reunir com embaixadores europeus. Ele está em Brasília desde a madrugada para encontros com representantes do governo brasileiro.

A reunião com os embaixadores acontece em uma sala no subsolo da residência, com a participação de 25 pessoas. Oficialmente, o venezuelano veio tratar de negócios. Mas, nos bastidores, a ideia é buscar apoio político da União Europeia para a crise na Venezuela.

Guaidó chegou ao local sem batedores. A polícia da Aeronáutica, responsável pela segurança do político, apareceu na delegação cerca de 20 minutos depois do venezuelano. Eles relataram que se perderam enquanto se dirigiam para a casa e precisaram seguir as orientações de um aplicativo.

O avião da Força Aérea Venezuelana com Guaidó chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (28/2), por volta das 2h. Ele também tem encontro marcado com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). O presidente interino da Venezuela deve conceder uma entrevista coletiva às 16h desta quinta-feira.

Grupo de Lima
Na última segunda-feira (25/2), Guaidó se reuniu com representantes de outros 14 governos, em encontro do Grupo de Lima, para discutir a crise na Venezuela. Na ocasião, o vice-presidente Hamilton Mourão conversou com o líder oposicionista sobre possíveis medidas contra o governo de Maduro.

No último fim de semana, as fronteiras da Venezuela com o Brasil e a Colômbia viveram momentos de tensão. O presidente Nicolás Maduro mandou fechar as divisas para impedir a entrada de ajuda humanitária, organizada por Guaidó, ao país. Com isso, manifestantes e militares da Guarda Nacional Bolivariana entraram em confronto mais de uma vez.

O Brasil enviou no sábado (23/2) dois caminhões com suprimentos — kits básicos de saúde, arroz e leite em pó — à cidade de Pacaraima (RR), na fronteira, mas os veículos não conseguiram atravessar a barreira formada pelas forças militares de Maduro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?